1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

WD My Book

 

Se é dono de uma NAS Western Digital My Book, e subitamente está a verificar que todos os conteúdos na mesma terão sido eliminados sem aviso prévio, não será o único. Na realidade, este é um problema que ultimamente tem vindo a afetar centenas de utilizadores com estes dispositivos.

 

O WD My Book trata-se de um pequeno sistema de NAS doméstico, que permite o armazenamento de conteúdos na rede local, mas conta também com funcionalidades que permitem o acesso remoto aos ficheiros até mesmo em redes que se encontrem atrás de routers e firewalls.

 

No entanto, durante o dia de hoje vários utilizadores destes sistemas verificaram que as suas drivers foram totalmente formatadas, eliminando os ficheiros existentes das mesmas, além de que ficou também impossível de realizar o login no sistema da WD via o navegador ou a app dedicada para o efeito.

 

Depois de o caso ter começado a ocorrer sobre mais utilizadores, chegou-se à conclusão de que os dispositivos estariam a receber um pedido remoto de formatação, basicamente removendo todos os conteúdos que se encontram no mesmo.

 

Ao contrário do que acontece com alguns sistemas de NAS, os WD My Book usam um sistema que se interliga diretamente com os servidores da WD. Alguns utilizadores apontam que existe a possibilidade que os sistemas da WD possam ter sido atacados de alguma forma, e estão agora a enviar pedidos de formatação aleatórios para os dispositivos.

 

A WD, em comunicado ao portal BleepingComputer, afirma que se encontra a analisar esta situação, mas que não existem indícios de que os servidores da empresa tenham sido comprometidos. No entanto, a empresa afirma que algumas das contas dos utilizadores afetados podem ter sido comprometidas de alguma forma, e tenham sido alvo do pedido de formatação.

 

Para os utilizadores que tenham um Western Digital My Book, a recomendação será que desliguem temporariamente os mesmos para evitar que os dispositivos possam receber pedidos externos da rede. Esta não será uma solução perfeita, já que muitos destes dispositivos possuem conteúdos importantes para o dia a dia, mas será o mais recomendado até que se saiba exatamente o que está a acontecer.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech