A Red Hat, entidade conhecida pelo seu software Red Hat Enterprise Linux (RHEL), revelou que vai brevemente disponibilizar uma nova versão do seu sistema operativo comercial a um custo mais reduzido, focada para uso por organizações e entidades associadas com a investigação académica.
O objetivo desta distribuição passa por fornecer uma alternativa que seja tão eficaz como o Red Hat Enterprise Linux (RHEL) regular, mas focada para um uso mais especifico no mercado. Desta forma, por exemplo, escolas ou universidades podem ter o sistema disponível nas suas plataformas para efeitos de investigação ou análise com os estudantes e comunidade escolar em geral.
Segundo o comunicado da Red Hat, a empresa reconhece que as organizações académicas e de pesquisa são membros importantes da comunidade de código aberto, e como tal, esta distribuição poderá ser uma forma de alcançar novas pessoas e novas gerações.
É importante notar que estas novas licenças de baixo custo focam-se ao ramo educacional, com a entidade a referir que não devem ser usadas por agências governamentais dos EUA ou noutros países.
De notar que, nos últimos tempos, a Red Hat tem vindo a abrir novas opções de licenciamento para os seus produtos, sendo que a recente proposta é apenas mais uma das que vão ser fornecidas. Ainda de forma recente a entidade revelou que poderia fornecer o seu software – de forma limitada e totalmente gratuita – para pequenas equipas de desenvolvimento e empresas de código aberto sem fins lucrativos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!