A decisão da Red Hat de limitar o acesso ao código-fonte do Red Hat Enterprise Linux (RHEL) causou uma mudança significativa no cenário das distribuições Linux. Essa mudança criou desafios para distribuições como o AlmaLinux, Rocky Linux e Oracle Linux, que usavam o Red Hat Enterprise Linux como base.
Em resposta, a SUSE criou um fork do RHEL para resolver o problema de acesso ao código-fonte e, junto com a Oracle e a CIQ, formou a Open Enterprise Linux Association (OpenELA).
A OpenELA pretende ser um repositório comunitário para fontes Linux empresariais, promovendo a abertura e a acessibilidade. O principal objetivo da associação é apoiar o desenvolvimento de distribuições compatíveis com RHEL, fornecendo código-fonte aberto e gratuito do Enterprise Linux. Os esforços iniciais centrar-se no fornecimento de fontes para construir o RHEL 8 e 9, com potencial suporte para o RHEL 7 no futuro.
O diretor de tecnologia e produtos da SUSE, Thomas Di Giacomo, sublinha a importância da colaboração e das normas abertas da comunidade. Apesar da reputação controversa da Oracle no ecossistema de código aberto, a sua participação no projeto é motivada pela sua dependência da tecnologia da Red Hat para a distribuição Oracle Linux e Oracle Cloud.
A SUSE está a tentar intervir e preencher a lacuna criada pela decisão da Red Hat, sem afetar o seu portfólio de distribuição Linux existente, incluindo o openSUSE. A recém-formada associação Linux, OpenELA, está aberta a outras organizações e membros da comunidade para se juntarem. Pode saber mais e manter-se atualizado no site oficial do projeto.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!