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Kaseya

 

A onda de críticas contra a empresa Kaseya, que foi recentemente alvo de um largo ataque de ransomware, e de onde os seus clientes foram também afetados, continua a atingir novos patamares.

 

Recentemente a empresa revelou ter obtido a chave de desencriptação dos conteúdos bloqueados pelo ransomware, a qual se veio a confirmar ter sido obtida por intermédio de ajuda com a empresa ESET. A chave é valida para o ransomware REvil, que afetou os ficheiros da empresa, e também se propagou para os clientes da mesma.

 

A empresa comprometeu-se a fornecer a chave a todos os clientes afetados, mas existem agora mais detalhes sobre como este processo vai ser realizado. De acordo com o portal CNN, a Kaseya encontra-se a assinar acordos de confidencialidade com os clientes que pretendam reaver os ficheiros encriptados pelo ransomware.

Basicamente, os utilizadores que tenham sido afetados não podem divulgar informações sobre o caso, nem deixar detalhes sobre o método de desbloqueio ou outras informações do ataque. Basicamente, a Kaseya está a forçar os clientes a ficarem em silêncio ou a enfrentarem possíveis consequências se não seguirem o acordo.

 

De notar que alguns dos clientes afetados pelo ransomware já terão recuperado acesso aos conteúdos por intermédio de outras áreas – como o uso de backups – mas ainda existe uma grande percentagem que possui conteúdos encriptados e sem capacidade de os recuperar, e onde a chave de desbloqueio poderá ser útil para esses casos.

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