A PJ revelou ter recentemente detido um conjunto de suspeitos que atuavam na zona norte do pais, por várias burlas relacionadas com o MBWay, no valor de vários milhares de euros.
De acordo com as autoridades, os suspeitos contactavam as possíveis vítimas como sendo fornecedores de serviços ou vendedores de vários produtos. No entanto, para o pagamento dos mesmos, e aproveitando o desconhecimento das vítimas sobre o funcionamento do sistema de MBWay, os mesmos levavam a que os utilizadores dessem permissões de acesso à app, a partir da qual o suspeito tinha acesso à conta bancária e aos cartões de crédito ilegalmente.
As autoridades afirmam que o suspeito aproveitava-se sobretudo do desconhecimento informático, iliteracia digital e boa-fé das vítimas para levar ao roubo através do MBWay. No total estima-se que tenham sido roubados mais de cento e trinta mil euros através deste esquema.
Todos os cinco suspeitos detidos fariam parte da mesma família, e estavam desempregados, sendo que o roubo das vítimas era uma prática regular.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!