As autoridades confirmaram a detenção de vários suspeitos da prática de diversos crimes de burla usando a plataforma do MBWay.
De acordo com o comunicado da Polícia Judiciária, a operação terá decorrido em Monforte, Castelo Branco, Loures e Lisboa, sendo que foram detidos em flagrante "três homens e uma mulher", com idades entre os 20 e 35 anos, "fortemente indiciados da prática dos crimes de burla qualificada, burla informática e nas comunicações, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento".
Os detidos estariam a usar a plataforma da MBWay para a realização das práticas criminosas, enganando as vítimas em largas quantias. Esta atividade estaria a decorrer desde 2020, tendo sido elaborado um sistema que permitia o acesso às contas bancárias das vítimas enganadas no esquema.
A maioria das vitimas era aliciada a partir de vendas de produtos online onde estas se encontrassem a vender produtos em segunda mão. As vítimas eram depois levadas a ativarem o MBWay, que passaria a ficar no controlo dos criminosos.
O acesso era feito a partir de números de telefone que se encontravam em posse dos suspeitos, permitindo a retirada de fundos das mesmas. O foco seriam vítimas com alguma idade e desconhecimento sobre o funcionamento do sistema MBWay.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!