1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

pessoa em frente do computador com as mãos no teclado

 

As autoridades detiveram doze suspeitos, em Coimbra, por fazerem parte de uma rede criminosa que usava várias técnicas de phishing, para enganar as vítimas e permitir o acesso às suas contas bancárias.

 

De acordo com o jornal Observador, a rede criava falsos sites de diferentes entidades bancárias, que eram depois enviados para as potenciais vítimas. Caso as mesmas acedessem pelos sites, os dados de login das suas contas eram enviados para os criminosos, que depois os usavam para realizar roubos de fundos das mesmas.

 

Os sites tentavam imitar os dados de login de diferentes entidades bancárias nacionais, e pediam no processo de login dados sensíveis, como os dados de login, da conta bancária e do cartão matriz.

 

Quando os dados eram obtidos, os criminosos passavam o mais rapidamente possível para o roubo de fundos das contas, através de vários pagamentos feitos a lojas como a Worten e outras. Em alguns casos eram ainda iniciadas transferências bancárias para contas em controlo dos mesmos.

 

Por entre os doze detidos encontra-se ainda dois acusados de um maior envolvimento no grupo, sendo que as autoridades não conseguiram identificar alguns dos membros, nomeadamente as pessoas responsáveis por criar os sites falsos.

 

Existem pelo menos sete casos confirmados de vítimas que tiveram as suas contas roubadas, com roubos entre 2000 e 13 mil euros das mesmas. No total, estima-se que foram roubados mais de 43 mil euros através do uso destes esquemas.

 

Um dos detidos, de 29 anos, encontra-se atualmente detido pelas autoridades em Aveiro, tendo começado no grupo por ser uma “mula”, que transportava o dinheiro dos roubos entre contas bancárias diferentes. No entanto, o mesmo viria a envolver-se no esquema mais profundamente em 2023 a convite de outro suspeito do grupo – que ainda se encontra em parte incerta.

 

O suspeito que ainda não foi detido pelas autoridades possui 41 anos, e acredita-se que seja o centro de toda a operação. O mesmo era responsável por gerir a operação, e era também responsável por recrutar novas pessoas para agirem como mulas na transferência de fundos das contas roubadas.

 

A maioria dos roubos terão sido realizados entre novembro e dezembro de 2023, mas o grupo terá mantido alguma atividade posteriormente, embora em número reduzido.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech