1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Continente esquema de phishing

 

O Continente encontra-se a alertar os utilizadores para uma nova campanha de phishing que se encontra a propagar em força, e que usa o nome da cadeia de supermercados para tentar enganar os utilizadores.

 

O esquema começa quando os utilizadores recebem uma mensagem SMS ou acedem a um link na web, informando que ganharam um vale de desconto. Este género de mensagens são normalmente enviadas com conteúdos idênticos aos do Continente, e no caso das mensagens SMS, até podem ter como remetente “Continente”.

Ao aceder aos conteúdos do site, os utilizadores são questionados para preencherem algumas questões relacionadas com o passatempo, sendo depois questionadas diversas informações pessoais para atribuir o prémio.

 

exemplo de phishing continente

 

Será nesta altura que os dados introduzidos são então roubados, caso os utilizadores os forneçam. Na maioria dos casos este género de sites questiona detalhes como o nome do utilizador, NIF, dados de login em diferentes plataformas, entre outros. Em certos casos podem também ser pedidos dados de pagamento, nomeadamente os dados do cartão de crédito.

 

exemplo de esquemas phishing

 

De notar que o risco mais elevado será quando se introduz dados nos sites que foram confirmados como maliciosos. Se recebeu uma destas comunicações e apenas acedeu ao link, sem introduzir algum dado, existe uma baixa probabilidade que tenha sido afetado. Se descarregou algum ficheiro, então existe a possibilidade que possa ter instalado malware no sistema se também o executou. No entanto, apenas por aceder ao link, não deverá encontrar-se diretamente em risco.

 

Como sempre, é importante que se tenha atenção aos locais onde os dados são introduzidos, sendo que a cadeia de supermercados alerta que, nas suas comunicações oficiais, nunca são usados links estranhos, pedidos de download para ficheiros executáveis ou feitos pedidos por dados sensíveis e pessoais.

 

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech