1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

hacker perto de logo da Vodafone

 

Existem centenas de esquemas ativos pela internet praticamente todos os dias, que tentam enganar os utilizadores mais desatentos e levar a roubar dados sensíveis ou a instalar malware nos seus dispositivos.

 

E um dos mais recentes encontra-se a usar o nome da Vodafone para tal. De forma recente, o TugaTech confirmou uma nova campanha de phishing, que se encontra a ser propagada via email, com o objetivo de enganar os utilizadores com falsas faturas da empresa.

 

O esquema começa quando os utilizadores recebem um email, supostamente da Vodafone, a indicar a falta de pagamento de uma fatura de valores avultados. O email conta ainda com links onde os utilizadores podem descarregar os conteúdos das faturas – supostamente um PDF ou VBS.

 

imagem do esquema via email

 

Caso os utilizadores realmente descarreguem os conteúdos – algo que muitos podem fazer sem verificar de imediato a origem do email – encontram-se a descarregar malware para o seu sistema.

Apesar de os links indicarem que os ficheiros são PDF ou, curiosamente, VBS, o que os utilizadores descarregam será um ficheiro EXE comprimido, que uma vez executado, procede com a instalação de malware nos sistemas.

 

E sempre importante relembrar que se deve ter atenção na altura de descarregar conteúdos de emails desconhecidos. Em caso de duvidas, o processo correto a realizar será aceder diretamente ao site das entidades e verificar a existência de faturas pendentes – ou ligar para a linha de suporte da mesma.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech