Tudo o que envolva mensagens suspeitas recebidas por email deve ser tomado com cuidado, sobretudo quando essas mensagens podem levar os utilizadores a descarregar conteúdos maliciosos para os seus sistemas.
Recentemente foi descoberta uma nova campanha de spam aproveitando o nome da Vodafone, na qual o objetivo passa por levar os utilizadores mais desatentos a descarregar ransomware para os seus sistemas.
O ataque começa com um email enviado para potenciais vítimas, sobre uma suposta fatura para pagamento da Vodafone com um valor consideravelmente elevado pendente. O valor elevado serve para chamar a atenção das vítimas, juntando ainda um prazo de pagamento relativamente curto face ao envio do email.
Para aceder à fatura, a mensagem reencaminha os utilizadores para um link malicioso, no qual é descarregado um ficheiro ZIP que, supostamente, teria a fatura em questão. No entanto, este ficheiro possui no seu interior um programa malicioso, que uma vez instalado no sistema permanece em segundo plano até que receba a ordem de instalação de ransomware no mesmo – normalmente no prazo de dois dias depois da instalação do malware original.
Apesar de a mensagem ser rapidamente verificada como maliciosa e enganadora, o conteúdo da mesma pode ser algo que engana os utilizadores mais desatentos, sobretudo se também forem clientes da Vodafone. O elevado valor da fatura conjugado com o prazo para pagamento da mesma consideravelmente reduzido pode apressar os utilizadores a descarregarem o conteúdo sem verificarem realmente a origem.
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