Existem várias formas sobre como malware pode chegar a instalar-se num sistema, mas um dos mais propagados nos últimos tempos tem vindo a ser o ransomware. Sobretudo devido aos elevados ganhos que podem trazer para quem distribui o mesmo.
E agora, foi descoberto que afiliados do ransomware Lockbit podem estar a distribuir o mesmo de uma forma algo diferente do vulgar: usando reivindicações de direitos de autor (copyright).
De acordo com os investigadores da empresa de segurança AhnLab, o ataque começa quando as vítimas recebem mensagens de email, supostamente sobre violações de direitos de autor em algum conteúdo – como é o caso de um website ou vídeo do YouTube.
A mensagem vem mascarada como uma possível violação de direitos de autor, contendo em anexo os ficheiros com mais informações sobre o caso. No entanto, estes ficheiros são na realidade o ransomware, que uma vez executado no sistema, começa o processo de encriptação dos conteúdos.
O foco deste ataque passa por entidades que tenham uma vertente online, como é o caso de um website, e onde as vítimas podem acabar por receber um email com teor de urgência – elevando também o pânico para essas entidades.
Isso pode levar a que algumas vítimas acabem por executar o malware nos seus sistemas sem as devidas precauções previamente.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!