Numa operação conjunta de várias autoridades, em mais de 11 países, foram desmanteladas as operações do grupo de ransomware LockBit. Esta operação ficou conhecida como “Cronos”, e levou a que os sistemas do grupo fossem inteiramente desmantelados.
O site anteriormente usado pelo grupo para partilhar os ataques mais recentes apresenta atualmente uma mensagem das autoridades, indicando ter sido apreendido pelas autoridades do Reino Unido. A mensagem indica ainda algumas das entidades que participaram na operação Cronos, onde se inclui o FBI.
Apesar do site principal do grupo, onde eram partilhadas a maioria dos ataques, apresentar esta mensagem, existem alguns sites de backup do grupo que ainda se encontram ativos – embora tendo em conta a operação, é possível que venham a ser desativados nos próximos dias.
As autoridades esperam apresentar mais detalhes da operação num comunicado, durante o dia de amanhã. De momento ainda se desconhece se esta operação teve impacto apenas para o site ou se foram detidos suspeitos como parte do grupo.
O LockBit é um dos mais reconhecidos grupos de ransomware que se encontravam em atividade, tendo iniciado os ataques em Setembro de 2019. Desde então, o grupo tem vindo a realizar vários ataques a entidades de reconhecido perfil, incluindo a algumas empresas sediadas em Portugal.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!