O Google Chrome pode ser um dos navegadores mais utilizadores atualmente, tanto em desktops como a nivel de dispositivos móveis. No entanto, não é certamente o mais leve a realizar essa tarefa.
Com todos os processos em segundo plano, o Chrome é também um dos navegadores mais pesados, sobretudo para dispositivos mais antigos - já para não falar também de toda a recolha de dados que a Google realiza, algo de preocupar os mais atentos na privacidade.
No entanto, para os utilizadores do Android, existe agora uma alternativa. O Pluma Browser é, possivelmente, um dos navegadores mais leves atualmente existentes para o Android. Conta com todas as funcionalidades que seriam de esperar num navegador moderno... e nada mais.
Pode parecer algo simples, mas a verdade é que um bom navegador classifica-se pela forma como realiza a tarefa a que se destina - neste caso, navegar pela web. O Pluma permite realizar isso mesmo, de forma leve e rápida, sem distrações e ainda com alguns extras interessantes.
Para começar, o Pluma possui menos de 10MB de tamanho total, e encontra-se adaptado até para dispositivos Android Go. Focado em ter o menor consumo de dados e RAM possível, o mesmo permite aos utilizadores navegarem nas páginas normalmente, e até suporta diferentes abas.
Outro extra interessante será a capacidade de bloquear automaticamente a publicidade dos sites, novamente tendo em conta que este género de conteúdos é também um dos mais “pesados” para os sistemas, e portanto, bloqueando o carregamento torna o sistema mais rápido e a navegação mais leve.
Invés de usar o motor de renderização do Chromium - que é usado no Chrome e outros navegadores variados - o Pluma usa o “WebView” presente diretamente no Android, que é consideravelmente mais leve. Os utilizadores não devem sequer notar qualquer diferença na navegação, exceto que esta será feita muito mais rapidamente.
O Pluma é totalmente gratuito e encontra-se disponível na Google Play Store.