1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Placa gráfica da Nvidia no PC

 

Se tinha ideias de comprar uma gráfica a preços mais acessíveis, essa tarefa pode complicar-se ainda mais nos próximos tempos. Isto porque, segundo os dados mais recentes, o preço das placas gráficas no mercado mundial pode vir a aumentar consideravelmente em breve.

 

De acordo com os dados do portal 3DCenter, respeitante aos mercados da Alemanha e Áustria - os dois que gerem a maioria do preço para o mercado mundial - as gráficas podem vir a ficar consideravelmente mais caras em breve.

 

Os preços das gráficas tinham vindo a cair ligeiramente entre Maio e Agosto deste ano, mas parece que tanto a arquitetura RDNA 2 como a Ampere vieram elevar novamente os preços.

Em 31 de Outubro de 2021, uma RX 6000 da AMD poderia ser encontrada a quase o dobro do seu preço de fábrica recomendado. Enquanto isso, as gráficas Ampere da Nvidia encontravam-se com preços 88% acima do recomendado.

 

Para comparação, a 8 de Agosto este valor encontrava-se em cerca de 50 a 59% acima do valor recomendado para ambas as marcas.

Esta fonte indica ainda que, devido ao mercado bastante errático nos últimos tempos, isto leva a que possa ser possível encontrar gráficas a preços consideravelmente acima do valor que deveria ser encontradas, ao ponto que modelos menos potentes podem até ter preços mais elevados que outras gráficas mais potentes da mesma linha.

 

dados de evolução do preço das gráficas

 

Por exemplo, seria possível encontrar gráficas RX 6800 & 6800 XT da AMD a valores consideravelmente acima da RX 6900 XT, que é também superior em desempenho final. O mesmo se aplica do lado da Nvidia, sendo possível encontrar nesta gráficas como a RTX 3090 a uns impressionantes 4029 euros.

 

Não será apenas em nível de preços que as coisas estão más, pois também em nível de stock disponível é bastante complicado de se encontra. Mesmo gráficas mais caras encontram-se com um stock bastante limitado, e a maioria dos revendedores encontram-se a verificar problemas para terem capacidade de o fornecer aos interessados.

 

Como sempre tem vindo a acontecer, o aumento do valor das criptomoedas tem vindo a incentivar mais mineradores a adquirirem gráficas potentes no mercado, ao que se junta ainda o facto de a AMD não aplicar medidas para impedir a mineração nas suas placas focadas para os consumidores em geral. De relembrar que tanto a AMD como a Nvidia possuem gráficas focadas em mineração.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech