1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows search

 

O Windows pode estar em vias de receber uma das maiores alterações de sempre sobre a forma como o seu sistema de pesquisa e indexação funciona, e que poderá melhorar drasticamente o desempenho do mesmo.

 

Recorrentemente vemos utilizadores insatisfeitos pela forma com o Windows indexa os conteúdos do sistema. Seja porque muitos conteúdos não chegam a ser indexados, ou o processo falha constantemente, ou ainda porque exige bastantes recursos do sistema para processar a tarefa.

 

Até agora a Microsoft tem usado o sistema ESENT (Extensible Storage Engine) para gerir este serviço. Este motor de base de dados é utilizado pela Microsoft em vários dos seus produtos, e o Windows Search é um deles.

 

O ESENT é um motor de base de dados, baseado no SQL, mas proprietário da Microsoft. O mesmo tem vindo a ser desenvolvido quase desde o Windows NT 3.51. O Windows Search usa atualmente este motor para criar a base de dados onde são guardados todos os conteúdos do sistema, e posteriormente de onde este vai realizar a pesquisa pelos mesmos.

 

Este sistema permite que os utilizadores possam rapidamente encontrar os seus ficheiros, e a Microsoft tem vindo a desenvolver o mesmo quase desde o Windows Vista. No entanto, é possível que a empresa esteja agora a preparar grandes mudanças neste setor, deixando de lado o ESENT e passando a adotar o mais conhecido SQLite.

 

SQL computador

 

Segundo a descoberta do utilizador do Twitter Albacore, as recentes versões do Windows 11 no canal Dev alteraram o formato do ficheiro associado com o Windows Search, onde a base de dados agora encontra-se sobre o formato SQLite.

Esta mudança pode trazer grandes vantagens para a empresa e também para os consumidores. O SQLite trata-se de um motor de bases de dados em domínio público, e é consideravelmente mais rápido e detalhado que o atual ESENT.

 

Ou seja, com a alteração do motor usado pelo Windows Search, a empresa pode finalmente resolver um dos maiores problemas da pesquisa do Windows. Não apenas as bases de dados criadas pelo programa são consideravelmente mais rápidas, mas também são mais fiáveis e possuem um tamanho consideravelmente inferior.

 

Em resultado final, isto iria permitir que o Windows Search seja mais rápido a indexar conteúdos, a realizar pesquisas dos mesmos e ainda vem com a vantagem de reduzir o consumo de recursos necessários para a tarefa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech