1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Portátil com falhas

 

Se possui um portátil da Lenovo, talvez seja boa ideia verificar se possui todas as atualizações mais recentes em dia. Isto porque foi recentemente descoberta uma vulnerabilidade no software proprietário da empresa, que pode levar à exploração do sistema para ataques.

 

De acordo com o portal BleepingComputer, a falha afeta uma vasta maioria dos portáteis das linhas Yoga e ThinkPad da Lenovo, e encontra-se associada ao serviço “ImControllerService”. Este serviço é usado por algumas aplicações base da Lenovo fornecidas para os sistemas, e que permitem interligar o hardware do mesmo com o software no Windows.

 

No entanto, foi recentemente descoberta uma falha no mesmo que pode permitir, a atacantes, obterem permissões administrativas dentro do sistema. Tendo em conta que se trata de um serviço usado em praticamente todos os dispositivos da Lenovo, este possui um elevado número de possíveis utilizadores afetados.

 

A falha foi inicialmente descoberta pelos investigadores da empresa de segurança NCC Group, que reportaram a mesma à Lenovo no dia 29 de Outubro de 2021. A atualização para a falha foi disponibilizada no passado dia 17 de Novembro, tendo agora sido revelada a confirmação da mesma publicamente.

 

Para os utilizadores afetados, a recomendação passa por instalarem as mais recentes atualizações de todos os componentes da Lenovo, bem como do sistema operativo, a partir do site da fabricante.

 

Como medida temporária, o serviço “ImControllerService” também pode ser desativado, mas tal ação irá impedir que várias aplicações e funcionalidades da Lenovo funcionem corretamente, não sendo, portanto, recomendado para a maioria dos utilizadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech