1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

ReactOS

 

Desde quase 1996 que se encontra em desenvolvimento uma versão alternativa do Windows, baseada em Linux, conhecida como ReactOS. Este sistema pretende ser um “clone” do Windows, sendo criado como engenharia reversa do kernel do Windows.

 

O objetivo do projeto passa por desenvolver um sistema que, na sua base, será idêntico ao Windows, mas sobre um formato aberto, integrando até mesmo a capacidade de correr aplicações do Windows de forma nativa.

 

O desenvolvimento do sistema, no entanto, tem sido bastante lento. Existem muitas poucas atualizações ao mesmo, e o próprio sistema ainda parece algo tirado do Windows 98. Seja como for, chega agora uma nova versão do sistema para os interessados.

A nova versão do ReactOS 0.4.14 já se encontra disponível, sendo que uma das novidades será a nova opção de “Enviar para” no menu de contexto do sistema – algo que se encontra disponível praticamente desde o Windows 2000. Esta função permite enviar rapidamente ficheiros para outros locais ou programas.

 

reactOS

 

Além disso, foram ainda realizadas atualizações a nível dos DLLs usados para carregar os componentes do Windows, a grande maioria retirados do projeto Wine para Linux, juntamente com a correção de vários bugs no sistema.

 

Foram ainda feitas várias melhorias a nível do suporte a ICMP, bem como otimizações para tornar o mesmo ainda mais leve. No total, todo o sistema deve ocupar apenas 100 MB quando se encontre em standby.

 

Apesar de o ReactOS ainda estar longe de se tornar um sistema que possa vir a substituir o Windows, certamente que ver atualizações do mesmo dá esperança para algo no futuro. Caso tenha interesse, pode testar as builds disponíveis no site oficial do projeto.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech