Desde as primeiras versões do Windows que o sistema conta com um “Modo de Segurança”, que pode ser bastante útil para identificar e corrigir alguns problemas. Este modo reduz o Windows ao mínimo dos possíveis para que possa ser utilizado, desativando todos os serviços não essenciais e programas em segundo plano.
O Windows 11 também conta com este sistema, mas para alguns utilizadores pode não ser claro como aceder ao mesmo – e será algo que certamente convêm de saber, porque é sempre possível que tenha de entrar no mesmo algum dia.
Existem diferentes formas de arrancar para o Modo de Segurança, mas neste artigo iremos centrar-nos nas duas principais, que são também as mais usadas.
> Através do próprio Windows 11
Se ainda possui acesso ao Windows, e pretende arrancar o mesmo em modo de segurança, o método mais simples será usando o próprio sistema. Este método será o mais simples e rápido para quando ainda consegue aceder ao sistema, e para identificar possíveis problemas.
Para tal basta aceder às opções das “Definições” > Sistema > Recuperação. Dentro desta opção deverá encontrar o “Arranque avançado”, com o botão “Reiniciar agora”. Ao carregar nesta opção, o sistema deverá passar para um menu avançado de arranque.
Quando o sistema reiniciar, deve selecionar a opção “Troubleshoot” > Advanced Options > Startup settings. O sistema deve reiniciar mais uma vez, e agora pode selecionar a opção para ativar o modo de segurança – normalmente basta pressionar o atalho “F4” no teclado.
Feito isto, o sistema deve arrancar em Modo de segurança, e pode agora realizar as tarefas que necessite no mesmo.
> Através da recuperação de arranque
Se o sistema não estiver a arrancar corretamente, um dos métodos mais simples de corrigir o problema e aceder ao Modo de segurança será através da recuperação de arranque. Este método é automaticamente ativado quando o Windows falha a iniciar pelo menos três vezes.
Para ativar o mesmo uma das formas mais simples passa por, quando verificar o logótipo de carregamento do Windows no arranque do PC, pressione o botão de reset do mesmo. Faça esta tarefa até que o sistema carregue com o logo do Windows e a legenda “Aguarde”. Isto indica que o sistema está agora em modo de recuperação de arranque.
Feito isto, basta seguir os mesmos passos que a opção anterior. Deve selecionar a opção “Troubleshoot” > Advanced Options > Startup settings. O sistema deve reiniciar mais uma vez, e agora pode selecionar a opção para ativar o modo de segurança – normalmente basta pressionar o atalho “F4” no teclado.
Se tudo correr como previsto, deverá arrancar o sistema em modo de segurança, o que permite então resolver o problema que tenha ou pelo menos obter acesso aos seus ficheiros para uma possível recuperação de dados.
Como sempre, se estiver a verificar algum problema, deixe o seu comentário ou participe no fórum para obter ajuda da comunidade!
Nenhum comentário
Seja o primeiro!