Apesar de existirem diversos programas de limpeza de “lixo” do Windows, a solução da própria Microsoft ainda é a mais recomendada. Esta garante que o conteúdo eliminado não afecta negativamente o sistema.
No entanto, em ponto negativo, esta ferramenta não disponibiliza uma lista muito avançada de itens a limpar do sistema, guiando-se apenas pelos principais e que possuem menos probabilidade de causar erros no sistema.
Porém, existe um “modo oculto” da ferramenta de limpeza do Windows, a qual pode ser utilizada para limpar mais itens do sistema e, consequentemente, aumentar ainda mais o espaço disponível em disco e o desempenho geral.
Aceder a este modo envolve utilizar a linha de comandos, mas é relativamente simples de se realizar. Vamos então seguir os passos:
1- Aceda a uma linha de comandos com permissões de Administrador. Poderá clicar no ícone do Windows na Barra de Tarefas, com o botão direito do rato, e selecionar “Linha de comandos (Admin)”.
2- Dentro da linha de comandos, introduza o seguinte comando:
%SystemRoot%\System32\Cmd.exe /c Cleanmgr /sageset:65535 & Cleanmgr /sagerun:65535
ATENÇÃO: Necessita de manter a linha de comandos aberta durante todo o procedimento de limpeza. Apenas encerre a mesma depois da limpeza ter sido concluída com sucesso.
3- Deverá ser aberta a funcionalidade de Limpeza do Disco, mas desta vez encontram-se mais opções de limpeza. Selecione as que pretende e clique em “OK”, aguardando depois pelo fim do processo.
Como sempre é recomendado que tenha atenção ao que se encontra a limpar. Por exemplo, caso tenha recentemente efetuado o upgrade do Windows, poderá querer manter os ficheiros anteriores da instalação para o caso de pretender reverter a mesma.
Conseguiu limpar mais alguns GB de “lixo” do seu sistema?
Deixe o seu comentário.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!