1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Hacker com logo da EDP

 

Parece que se encontra a surgir em Portugal um novo esquema sobre mensagens SMS, que pode levar os utilizadores a realizarem pagamentos para entidades fraudulentas.

 

O esquema encontra-se a ser propagado por mensagens SMS, enviadas de números desconhecidos e como sendo por parte da EDP. A mensagem informa as potenciais vítimas para a imediata suspensão do serviço de fornecimento de eletricidade, devido à falta de pagamento.

 

No entanto, invés de redirecionar as vítimas para um site específico, a diferença encontra-se que estas recebem diretamente uma referência Multibanco para realizar o pagamento. Esta medida pode dar mais credibilidade às mensagens, já que não é vulgar receber-se uma entidade e referência de pagamento via multibanco.

 

Tendo em conta a urgência da situação, alguns utilizadores podem acabar por realizar o pagamento para a referência indicada, sem comprovarem se o alerta é legitimo. Obviamente, se tal pagamento for realizado, o mesmo será destinado para os atacantes e não para qualquer pagamento pendente da EDP.

 

exemplo de mensagem sms

 

Como sempre, a primeira linha de defesa parte dos próprios utilizadores, que devem ficar alertas sobre qualquer género de mensagem que possam receber com supostos avisos de pagamento. Além disso, a EDP – e praticamente qualquer outra entidade – não possui o hábito de enviar mensagens SMS para pagamento para os clientes.

 

Em caso de dúvida, deverá contactar diretamente a entidade para obter mais informações. E no caso de já ter realizado o pagamento, deverá entrar em contacto com a sua entidade bancária o quanto antes, além das autoridades competentes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech