1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

CTT esquema phishing

 

Todos os dias surgem novos esquemas que tentam enganar os utilizadores das mais variadas formas. E recentemente, um dos que tem vindo a ganhar mais destaque é o esquema dos custos de envio dos CTT.

 

De forma recente o mundo das encomendas online recebeu algumas alterações, e agora todas as encomendas feitas fora da União Europeia, independentemente do valor, podem estar sujeitas ao pagamento de alfândega e IVA.

Este ponto foi certamente um dos que os criminosos começaram rapidamente a explorar para tentar enganar as vítimas. Um dos casos que mais tem vindo a ocorrer encontra-se sobre os emails de “Custos de envio pendentes”.

 

O caso começa com as vítimas a receberem um email, informando que existem encomendas pendentes para entrega, e que para processar as mesmas é necessário pagar os custos de envio.

 

CTT email falso

 

Os utilizadores são então convidados a acederem a um site para realizar o pagamento. E é aqui que o ataque começa.

O site requer a introdução de vários dados relacionados com o cartão de crédito, supostamente para realizar o pagamento dos custos. No entanto, o que está a ser feito é o roubo do cartão de crédito, que mais tarde será usado pelos criminosos para atividades fraudulentas.

 

site falso dos CTT

 

O site tenta surgir o máximo possível como sendo dos CTT, estando também em acesso seguro. No entanto, são pedidas informações que podem comprometer seriamente os dados dos utilizadores finais.

 

Caso tenha introduzido os seus dados de pagamento em algum site deste género, é bastante provável que os mesmos tenham sido comprometidos. Recomendamos que seja feito o contacto imediato com o seu banco para o cancelamento do cartão, bem como o contacto com as autoridades competentes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech