1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Hacker no Youtube

 

Se é criador de conteúdos no YouTube, deve ficar atento a um novo esquema que tem vindo a propagar-se em força, e que pode enganar até os utilizadores mais atentos na plataforma.

 

O esquema começa quando os utilizadores recebem um suposto email da Google, a informar que possuem uma conta em duplicado do Adsense associada aos seus canais do YouTube. Derivado disso, a mensagem informa que a conta do YouTube irá ser desativada e que o utilizador deve aceder a um link para iniciar a conversa com o suporte da Google.

 

Este email é recebido com uma mensagem que, à partida, aparenta ser totalmente legitima, ao ponto de até ser enviada de um endereço da “google.com”. O conteúdo da mensagem também é aparentemente legitimo, tendo em conta que todos os links existentes no mesmo são para serviços da plataforma.

 

O link onde o criador deve resolver a situação é normalmente associado a uma conversa do Google Chat, e a pessoa do outro lado faz-se passar como sendo do “Suporte do YouTube”.

 

exemplo da conversa phishing

 

A maioria dos criadores, ao receberem este género de emails, possivelmente vão deixar de lado algumas das medidas de segurança, já que é um problema sério e real. Casos de contas duplicadas do Adsense podem, realmente, acontecer – o que dá credibilidade à mensagem recebida. No entanto, a sua resolução não é feita por este meio, sendo que a Google possui canais dedicados para resolver este género de problemas – e não por uma conversa no Google Meets.

 

Se os criadores mantiverem a conversa com o suposto “chat” de suporte, o atacante fornece um conjunto de instruções para resolver o problema, que passam sobretudo por mover os conteúdos do canal para um novo. Mas é neste ponto que o esquema entra em ação.

Ao mover os conteúdos de um canal para outro, tecnicamente os utilizadores encontram-se a eliminar o seu antigo canal – o que leva consequentemente à perda de todos os conteúdos que se encontravam anteriormente disponíveis.

 

No final, a vítima fica sem o seu canal, perdendo todo o trabalho que possa ter feito no mesmo. Neste ponto, o atacante tenta obter o controlo do antigo canal ao criar um novo e aproveitar-se do nome – ou tenta extorquir as vitimas para a possível resolução do problema.

 

Este método de ataque a um canal é bastante sofisticado, já que as vitimas pensam estar a contactar uma pessoa credível de suporte do YouTube. Aliado a isso encontra-se ainda a urgência na resolução do problema - já que o Adsense é a principal fonte de rendimento para muitos criadores na plataforma.

Na verdade, este é capaz de afetar até os mais especialistas em esquemas na Internet. Foi exatamente o caso que ocorreu ao Youtuber "Jim Browning", que foi levado a eliminar o seu canal através deste esquema.

 

 

A piorar a situação, os emails aparentam ser enviados diretamente da Google, e usam serviços da empresa para tal – o que pode enganar até mesmo os utilizadores mais atentos.

Como sempre, tenha atenção aos emails que recebe e verifique sempre por meios oficiais se as mensagens são legitimas ou não. E não realize ações que desconheça o que realmente realizam.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech