Se recebeu uma mensagem SMS a indicar que possui uma nova mensagem de voz, juntamente com um link para ouvir a mesma, tenha cuidado. Este é o mais recente esquema que nos últimos dias tem vindo a propagar-se em força junto dos utilizadores em Portugal.
Na maioria dos casos, o utilizador recebe uma mensagem de texto, onde é indicado que o mesmo possui uma mensagem de voz guardada. A esta junta-se ainda um link que o utilizador, supostamente, deve aceder para ouvir a mensagem.
No entanto, é exatamente neste ponto que começa o ataque. A mensagem redireciona o utilizador para um website onde surge a informação da suposta mensagem, pedindo para que o mesmo descarregue uma aplicação para ouvir a mesma.
A aplicação que se descarrega é, no final, um trojan que possui como objetivo roubar informações bancárias, além de levar os dispositivos das vítimas que o instalem a ser usado para redistribuir o mesmo género de campanha para ainda mais números via SMS.
Apesar de, para muitos, o esquema ser claro, existe ainda um elevado número de pessoas que acabam por cair no mesmo, amplificando não apenas o envio das mensagens de spam, mas também o roubo de dados que se origina do mesmo.
A maioria das vezes as mensagens são acompanhadas de dados pessoais do utilizador, como o nome, número de telefone ou outras informações, exatamente para dar mais credibilidade ao ataque.
É importante também ter atenção na partilha destas mensagens sobre as redes sociais. Apesar de o alerta para o esquema ser importante, deve-se ter cuidado ao partilhar o link do mesmo, uma vez que este link é criado exatamente com informação pessoal de cada um dos utilizadores. Portanto, ao partilhar um link que tenha recebido, pode estar indevidamente a partilhar também o seu número de telefone ou nome.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!