COMO ESTRUTURAR UM TRABALHO ESCOLAR?
Um Trabalho Escolar é composto, geralmente, pelos seguintes componentes:
A CAPA
A Capa é a protecção externa do Trabalho Escolar. Há professores que dão nota em função do aspecto visual da Capa e, por isso, muitos alunos esmeram-se na sua confecção. Mas é bom não generalizar. O melhor mesmo é considerar a Capa apenas como um dos componentes do Trabalho Escolar, e não o mais importante.
ELEMENTOS DA CAPA
A Capa contém geralmente os seguintes elementos:
• Nome da Escola - o qual deve ser escrito com uma distância (margem) de 3,5cm a partir da borda superior do papel;
• Título do Trabalho - o qual deve ficar situado no centro ou um pouco acima do centro da folha e escrito em letras com destaque (todas maiúsculas), mas nada de exagero;
• Nome do Aluno (ou dos alunos, se for Trabalho de Grupo) - o qual deve ser escrito abaixo do título (cerca de 3cm) e à direita;
• Nome da Cidade e o Ano - o nome da cidade deve ser escrito com uma distância (margem) de 2,5cm a partir da borda inferior, e logo abaixo, centralizado, o ano.
FOLHA DE ROSTO
É a folha que vem logo depois da Capa. Ela contém os elementos essenciais para a identificação do Trabalho, que são praticamente os mesmos escritos na Capa, acrescidos da identificação estudantil do autor ou autores (curso, turma e número) e da Nota do trabalho (sem classificação).
ÍNDICE OU SUMÁRIO
O índice é a relação dos itens ou divisões que compõem o Trabalho, com os respectivos números das páginas em que se encontram distribuídos no texto. Basta citar o número da página a partir da qual o item ou divisão se inicia.
INTRODUÇÃO
Na Introdução - que é a primeira parte do desenvolvimento do tema -, explica a importância e os objectivos do Trabalho, fornece detalhes sobre a sua elaboração, a maneira como os dados foram obtidos, etc. Nesta parte, o assunto ou tema do Trabalho Escolar fica claramente identificado, dando uma panorâmica ou visão geral do que vai ser abordado. A Introdução não precisa de ser longa e em hipótese alguma deve conter conclusões. O termo Introdução pode ser substituído por Apresentação, sem que isto afecte o roteiro do trabalho. Este título também deve ser escrito obedecendo à margem de 5cm e centralizado.
1,2,3,4,5,6... Vamos numerar as folhas?
Um detalhe importante: é a partir da Introdução que as folhas começam a ser numeradas. O número da página pode ser escrito na parte superior, à direita, na mesma margem utilizada pelo texto, ou então na parte de baixo, à direita ou no centro. Mas atenção: apesar de se começar a numeração a partir daqui, a Introdução já leva o número sequencial a partir da Folha de Rosto, que é a página número 1, embora não se escreva este número nessa folha. Numa sequência que tem Folha de Rosto e Introdução, a Introdução é portanto a folha de número 2.
TEXTO
O Texto é o Trabalho propriamente dito. É o conteúdo do tema abordado e, portanto, a parte mais substancial do trabalho. Há várias maneiras de se começar a desenvolver o tema. Tudo vai depender do assunto. Há casos em que se pode iniciar com um Histórico, no qual se detalha a evolução do assunto. Noutra situação pode-se começar com o Conceito ou Definição do assunto. Isto, na verdade, funciona como uma espécie de Introdução ao assunto. Os alunos geralmente limitam-se a transcrever o que está nos livros consultados. Mas o melhor mesmo é que faças algumas modificações, coloca alguma coisa tua, substituindo palavras, invertendo frases, etc. Para um bom desenvolvimento do tema recomendamos o seguinte:
• Não inicies de imediato o trabalho. Faz antes um planeamento; se o trabalho for de equipa é bom que haja uma divisão de tarefas para se evitar aquele tipo de aluno parasita que só aparece para assinar o Trabalho;
• Selecciona as publicações que possam fornecer algumas informações pertinentes, isto é, publicações das quais se possa tirar alguma coisa que possivelmente será aproveitada no desenvolvimento do conteúdo;
• Lê as publicações seleccionadas, transcrevendo em papel de rascunho os excertos que provavelmente serão aproveitados;
• Subdivide o assunto e escreve os nomes das divisões principais em letras maiúsculas (ou qualquer outro tipo de destaque) com uma margem de 5cm a partir da borda superior, tal como ocorre com o Sumário/Índice e a Introdução;
CONCLUSÃO
É sem dúvida a parte mais importante do Trabalho Escolar, pois retrata deduções lógicas do autor, fundamentadas no conteúdo do texto. Também é a parte que os alunos acham mais difícil. Uma maneira prática é apresentar a conclusão ou conclusões sob a forma de tópicos, empregando-se frases curtas, objectivas. Há alunos que costumam escrever coisas do género na Conclusão: Agradeço a oportunidade que o professor fulano de tal me deu no sentido de melhorar os meus conhecimentos nesta matéria, ou coisa semelhante. Isto não tem nada a ver com a conclusão. Se quiseres agradecer ao seu professor (mas isto não é necessário), fá-lo no início do Trabalho, antes da Introdução. A Conclusão deve revelar o que concluíste da leitura e elaboração do texto. É praticamente impossível ensinar como se redige uma Conclusão, pois a variedade dos temas é enorme.
BIBLIOGRAFIA
Nesta parte devem ser mencionadas todas as publicações (livros, revistas, jornais, web sites, etc.), que foram consultadas o das quais se retirou alguma coisa para elaboração do trabalho escolar.
Existem normas oficiais sobre este assunto. Aqui vai-se apresentar um resumo do que se considera de maior importância
Quando a obra consultada for um livro ele deve constar na Bibliografia da seguinte forma: FONSECA, Oswaldo Teles . Biologia. 5 a . ed. São Paulo: Editora Activa, 1994. 320p.
Ou seja, pela ordem:
• sobrenome do autor escrito em letras maiúsculas (mas também pode ser em minúsculas)
• vírgula
• primeiro nome do autor (e os demais nomes) escrito com inicial maiúscula
• dois espaços em branco
• nome da obra com inicial maiúscula e em itálico (um tipo de letra inclinada) ou sublinhado
• ponto
• número da edição (se for a primeira edição, não precisa citar)
• local da editora
• dois pontos
• nome da editora
• vírgula
• ano de publicação
• ponto
• número total de páginas da obra
• ponto.
Os restantes elementos de consulta deverão ser apresentados de forma semelhante, com as adaptações necessárias de acordo com a sua natureza ou forma.
Fonte: Escola
Um Trabalho Escolar é composto, geralmente, pelos seguintes componentes:
- Capa
- Folha de Rosto
- Índice
- Introdução
- Texto ou Desenvolvimento do Conteúdo
- Conclusão
- Bibliografia
A CAPA
A Capa é a protecção externa do Trabalho Escolar. Há professores que dão nota em função do aspecto visual da Capa e, por isso, muitos alunos esmeram-se na sua confecção. Mas é bom não generalizar. O melhor mesmo é considerar a Capa apenas como um dos componentes do Trabalho Escolar, e não o mais importante.
ELEMENTOS DA CAPA
A Capa contém geralmente os seguintes elementos:
• Nome da Escola - o qual deve ser escrito com uma distância (margem) de 3,5cm a partir da borda superior do papel;
• Título do Trabalho - o qual deve ficar situado no centro ou um pouco acima do centro da folha e escrito em letras com destaque (todas maiúsculas), mas nada de exagero;
• Nome do Aluno (ou dos alunos, se for Trabalho de Grupo) - o qual deve ser escrito abaixo do título (cerca de 3cm) e à direita;
• Nome da Cidade e o Ano - o nome da cidade deve ser escrito com uma distância (margem) de 2,5cm a partir da borda inferior, e logo abaixo, centralizado, o ano.
FOLHA DE ROSTO
É a folha que vem logo depois da Capa. Ela contém os elementos essenciais para a identificação do Trabalho, que são praticamente os mesmos escritos na Capa, acrescidos da identificação estudantil do autor ou autores (curso, turma e número) e da Nota do trabalho (sem classificação).
ÍNDICE OU SUMÁRIO
O índice é a relação dos itens ou divisões que compõem o Trabalho, com os respectivos números das páginas em que se encontram distribuídos no texto. Basta citar o número da página a partir da qual o item ou divisão se inicia.
INTRODUÇÃO
Na Introdução - que é a primeira parte do desenvolvimento do tema -, explica a importância e os objectivos do Trabalho, fornece detalhes sobre a sua elaboração, a maneira como os dados foram obtidos, etc. Nesta parte, o assunto ou tema do Trabalho Escolar fica claramente identificado, dando uma panorâmica ou visão geral do que vai ser abordado. A Introdução não precisa de ser longa e em hipótese alguma deve conter conclusões. O termo Introdução pode ser substituído por Apresentação, sem que isto afecte o roteiro do trabalho. Este título também deve ser escrito obedecendo à margem de 5cm e centralizado.
1,2,3,4,5,6... Vamos numerar as folhas?
Um detalhe importante: é a partir da Introdução que as folhas começam a ser numeradas. O número da página pode ser escrito na parte superior, à direita, na mesma margem utilizada pelo texto, ou então na parte de baixo, à direita ou no centro. Mas atenção: apesar de se começar a numeração a partir daqui, a Introdução já leva o número sequencial a partir da Folha de Rosto, que é a página número 1, embora não se escreva este número nessa folha. Numa sequência que tem Folha de Rosto e Introdução, a Introdução é portanto a folha de número 2.
TEXTO
O Texto é o Trabalho propriamente dito. É o conteúdo do tema abordado e, portanto, a parte mais substancial do trabalho. Há várias maneiras de se começar a desenvolver o tema. Tudo vai depender do assunto. Há casos em que se pode iniciar com um Histórico, no qual se detalha a evolução do assunto. Noutra situação pode-se começar com o Conceito ou Definição do assunto. Isto, na verdade, funciona como uma espécie de Introdução ao assunto. Os alunos geralmente limitam-se a transcrever o que está nos livros consultados. Mas o melhor mesmo é que faças algumas modificações, coloca alguma coisa tua, substituindo palavras, invertendo frases, etc. Para um bom desenvolvimento do tema recomendamos o seguinte:
• Não inicies de imediato o trabalho. Faz antes um planeamento; se o trabalho for de equipa é bom que haja uma divisão de tarefas para se evitar aquele tipo de aluno parasita que só aparece para assinar o Trabalho;
• Selecciona as publicações que possam fornecer algumas informações pertinentes, isto é, publicações das quais se possa tirar alguma coisa que possivelmente será aproveitada no desenvolvimento do conteúdo;
• Lê as publicações seleccionadas, transcrevendo em papel de rascunho os excertos que provavelmente serão aproveitados;
• Subdivide o assunto e escreve os nomes das divisões principais em letras maiúsculas (ou qualquer outro tipo de destaque) com uma margem de 5cm a partir da borda superior, tal como ocorre com o Sumário/Índice e a Introdução;
CONCLUSÃO
É sem dúvida a parte mais importante do Trabalho Escolar, pois retrata deduções lógicas do autor, fundamentadas no conteúdo do texto. Também é a parte que os alunos acham mais difícil. Uma maneira prática é apresentar a conclusão ou conclusões sob a forma de tópicos, empregando-se frases curtas, objectivas. Há alunos que costumam escrever coisas do género na Conclusão: Agradeço a oportunidade que o professor fulano de tal me deu no sentido de melhorar os meus conhecimentos nesta matéria, ou coisa semelhante. Isto não tem nada a ver com a conclusão. Se quiseres agradecer ao seu professor (mas isto não é necessário), fá-lo no início do Trabalho, antes da Introdução. A Conclusão deve revelar o que concluíste da leitura e elaboração do texto. É praticamente impossível ensinar como se redige uma Conclusão, pois a variedade dos temas é enorme.
BIBLIOGRAFIA
Nesta parte devem ser mencionadas todas as publicações (livros, revistas, jornais, web sites, etc.), que foram consultadas o das quais se retirou alguma coisa para elaboração do trabalho escolar.
Existem normas oficiais sobre este assunto. Aqui vai-se apresentar um resumo do que se considera de maior importância
Quando a obra consultada for um livro ele deve constar na Bibliografia da seguinte forma: FONSECA, Oswaldo Teles . Biologia. 5 a . ed. São Paulo: Editora Activa, 1994. 320p.
Ou seja, pela ordem:
• sobrenome do autor escrito em letras maiúsculas (mas também pode ser em minúsculas)
• vírgula
• primeiro nome do autor (e os demais nomes) escrito com inicial maiúscula
• dois espaços em branco
• nome da obra com inicial maiúscula e em itálico (um tipo de letra inclinada) ou sublinhado
• ponto
• número da edição (se for a primeira edição, não precisa citar)
• local da editora
• dois pontos
• nome da editora
• vírgula
• ano de publicação
• ponto
• número total de páginas da obra
• ponto.
Os restantes elementos de consulta deverão ser apresentados de forma semelhante, com as adaptações necessárias de acordo com a sua natureza ou forma.
Fonte: Escola