1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 11 falso

 

Com a chegada do Windows 11, muitos utilizadores das versões antigas do sistema encontram-se à procura de formas de realizar o upgrade para a nova versão do mesmo. Sobretudo quando estes utilizadores se encontram em sistemas que, de forma oficial, não podem ser atualizados – por limitação dos recursos de hardware.

 

Como tal, muitos podem tentar recorrer a ferramentas e instaladores do Windows 11 que contornem essas limitações. Mas, ao fazer essa tarefa, poderão também estar a abrir portas para possíveis malwares no sistema.

 

Investigadores da HP confirmaram recentemente que estão a surgir pela Internet falsos sites, similares aos da Microsoft, que prometem oferecer instaladores do Windows 11. No entanto, estes programas nada mais são do que um meio para instalar malware nos sistemas – nomeadamente um malware conhecido como RedLine.

 

site falso microsoft

 

O RedLine trata-se de um malware conhecido por roubar informação sensível dos utilizadores, desde senhas, emails, dados bancários, cartões de crédito e carteiras de criptomoedas. O ficheiro aplica também algumas técnicas para tentar evitar ser descoberto por software de segurança.

Uma das técnicas encontra-se sobre o tamanho do mesmo. A maioria dos sistemas de segurança de antivírus – e até mesmo plataformas online como o VirusTotal – aplicam limites no tamanho dos ficheiros analisados. Isto impede que largos ficheiros possam ser abertos e analisados por longos períodos de tempo.

 

O ficheiro em questão que os utilizadores descarregam destes sites conta com 753 MB de tamanho total, mas na verdade nada mais é do que um simples programa cheio de “lixo” no interior para atingir tal volume. O objetivo será, exatamente, evitar que seja analisado pelos softwares de segurança.

 

Se executado, o ficheiro procede então com a instalação do malware nos sistema, abrindo portas para o possível roubo de dados, mas também a instalação de ainda mais malware no mesmo.

 

Como sempre, deve-se ter em atenção que o único local onde a Microsoft disponibiliza ferramentas para atualizar para o Windows 11 será diretamente do seu site oficial.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech