1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

adware malware

 

Recentemente foi descoberto um esquema de propagação de adware, utilizando nomes de programas conhecidos e bastante utilizados na Internet. O esquema aparenta ter como origem França, uma vez que a maioria dos domínios registados possui a extensão deste pais.

 

A descoberta foi realizada pelo investigador de segurança Ivan Kwiatkowski, e entre os sites falsos encontram-se nomes como 7-Zip, Keepass, Audacity e qbittorrent. Todos os sites encontram-se igualmente no mesmo servidor, o que deverá facilitar a idenficação dos mesmos.

 

Na maioria dos casos, os sites fornecem a opção de download dos programas através da resolução de questionários pagos e apresentação de publicidade, onde para aceder aos conteúdos os utilizadores tem de realizar o pagamento de uma determinada quantia ou serviço – e no qual os responsáveis dos sites recebem uma comissão.

 

exemplo website malicioso

 

Além disso, alguns dos programas de instalação fornecidos também terão sido modificados para incluir adware nos sistemas, levando a possíveis casos mais graves de ataques ou downloads de outros malwares.

Entre os nomes utilizados para distribuir os sites falsos encontram-se o 7-Zip, Paint.net, Inkscape, Scribus, GParted, Celestia, Audacity, Filezilla, Truecrypt, Blender, AdBlock, entre outros.

 

Caso pretenda, a lista completa dos websites falsos pode ser consultada a partir do seguinte link. A maioria dos antivírus e bloqueadores de publicidade já se encontram a impedir o acesso a estes websites.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech