Quando é que foi a última vez que eliminou um ficheiro, apenas para perceber mais tarde que o mesmo ainda fazia falta? Por vezes erros acontecem, e o exemplo do início deste artigo é algo que tende a ocorrer com bastante frequência.
No entanto, por eliminar um ficheiro, isto não quer dizer que o mesmo se encontra permanentemente perdido. Se for rápido, e tiver as ferramentas certas na mão, pode ainda recuperar os ficheiros eliminados. E ferramentas como o Disk Drill ajudam exatamente nisso.
Esta simples aplicação possui um único objetivo: tentar recuperar ficheiros que tenham sido eliminados do disco por engano, seja do disco rígido local ou de cartões de memória e pens USB.
A aplicação funciona em praticamente todos os sistemas Windows e macOS, portanto não deverá ter problemas em recuperar os conteúdos onde quer que se encontre. Apesar de a aplicação ter a sua variante paga, a versão gratuita permite recuperar até 500 MB de dados eliminados.
Este valor da versão gratuita pode não parecer muito, mas é o suficiente para recuperar aquele ficheiro eliminado por engando com um trabalho importante. E o mecanismo de análise para recuperar este conteúdo é também um dos mais avançados atualmente existente, o que permite ter uma elevada probabilidade de conseguir recuperar os dados com segurança.
Este é também consideravelmente simples de usar. Basta abrir, selecionar a drive onde os conteúdos se encontravam, e pesquisar. Todos os conteúdos eliminados devem depois ser apresentados de forma gráfica para recuperar.
Obviamente, é importante de ter em conta que este género de programas não vai recuperar todo e qualquer dado que tenha sido eliminado. Se os dados tiverem sido removidos de forma segura ou tenham sido sobrescritos no sistema de ficheiros demasiadas vezes, a possibilidade de recuperar os mesmos será mais diminuída.
O download pode ser feito a partir do site oficial dos criadores do programa aqui.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!