1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware
Siga-nos

Trust Gaming GXT 863 Mazz

 

O mercado gaming é bastante vasto, e tanto encontramos produtos que podem custar uma nota pesada como também temos o espetro do mercado de entrada, para quem pretenda algo para o dia a dia, mas com orçamentos mais reduzidos – ou até focados noutras áreas mais importantes.

 

Em qualquer lado onde se encontre, o teclado é algo fundamental para ser usado. E hoje vamos analisar uma das mais recentes aposta da Trust, com o Trust Gaming GXT 863 Mazz.

Este teclado foca-se em que pretenda dar os primeiros passos no mercado gaming, ou até em melhorar as suas configurações de um teclado de membrana para um teclado mecânico, e tenha em conta o preço. E é aqui que entra o GTX 863.

 

> Design

 

A nível de design, o Trust Gaming GXT 863 Mazz segue a tendência que se encontra em outros teclados gaming no mercado. A sua estrutura de plástico demonstra rapidamente que é um teclado barato, e isso nota-se também com o toque do mesmo.

A estrutura possui uma certa flexibilidade, até mesmo sobre pouco esforço para tal. Algo que também se pode dever ao facto de o teclado ser extremamente leve, com pouco mais de 730 gramas no total. Não parece existir nenhuma estrutura interna que suporte o mesmo.

 

Teclas no Trust teclado

 

As teclas possuem uma textura brilhante, que normalmente tende a atrair sujidade com o passar do tempo, e o tipo de letra usado também é diferente do convencional, o que pode levar algum tempo para habituação para quem esteja habituado a outros teclados.

O tipo de letra usado para cada tecla é também um pouco difícil de ser visível durante a escrita, algo que pode ser um problema para quem tenha a tendência de olhar para o teclado durante o processo.

 

teclas do teclado

 

A estrutura possui ainda dois pés que podem ser usados para elevar um pouco o teclado, que dependerá do gosto de escrita de cada um. Não existe um repouso para o pulso.

 

pés do teclado mais elevado

 

Quando os LEDs se encontram ligados, o teclado demonstra o seu espírito “gaming” em mais destaque, embora o brilho dos mesmos seja algo reduzida. Ainda assim, faz o que promete.

 

Teclado com led ligado

 

A nível de ligação, o teclado faz uso de um cabo USB-A simples, que não se encontra protegido nem revestido, e claramente demonstra o seu estilo “plástico”. Não será de todo um problema, mas certamente que se sente o que se paga.

 

> Desempenho em geral

 

Apesar do preço reduzido do teclado, este é inteiramente mecânico, contando com switch red (Outemu Red), que permitem uma vasta melhoria face aos teclados de membrana. As switchs são suaves e bastante responsivas ao toque, o que será bom para quem pretenda rapidez em jogos ou tende a escrever rápido.

 

As switch encontram-se testadas para 50 milhões de toques, o que as torna bastante comparáveis às Cherry MX Reds em termos de durabilidade. No entanto, será importante notar que estas switchs são clones da Cherry MX Reds, e portanto não serão inteiramente idênticas às originais.

 

switch do teclado

 

Ainda assim, desempenham bem a sua tarefa, sobretudo para jogos de FPS ou de ação rápida. Existem ainda outras funcionalidades extra, como o bloqueio da tecla Win e o anti-ghosting.

 

No teclado é possível ainda encontrar alguns controlos e atalhos rápidos, que podem ser usados pela tecla FN. Entre estes encontra-se o controlo multimédia, acesso rápido à calculadora, Explorador de Ficheiros, entre outros. Uma adição bem vinda também para quem pretenda o teclado para produtividade.

 

As teclas são totalmente substituíveis e compatíveis com outras do formato Chery MX, portanto será possível de usar alguma personalização nesse sentido. E será também útil para substituir as mesmas quando, eventualmente, se danificarem.

 

> LEDs.. e algumas faltas

 

Apesar de o teclado em si ser relativamente bom para o preço, existem algumas claras falhas – que podem ser desculpadas se tivermos em conta o mercado deste género de produtos.

Em primeiro lugar, não existe nenhum controlo via software do teclado. Todas as opções de configuração são feitas usando as teclas presentes no mesmo – o que inclui a alteração das animações dos LEDs, do brilho, etc.

 

Face a isto, também não existe uma grande personalização possível para os LEDs. Os utilizadores podem escolher de 14 efeitos diferentes, mas os LEDs possuem cores fixas.

Cada linha de teclas possui a sua própria cor, não sendo verdadeiramente RGB em cada switch por exemplo. Este será um dos pontos negativos se tivermos em comparação outros teclados gaming mais caros, como é o caso dos dispositivos da Razer ou GSkill.

 

Os efeitos dos LEDs podem ser alterados usando a tecla do Scroll Lock, e diferem desde a respiração, efeito onda, aleatório e alguns mais personalizados, como os efeitos de toque.

 

LEDs do teclado

 

Infelizmente os LEDs possuem uma luminosidade reduzida. Se estivermos em ambientes escuros, o teclado é agradável à vista, mas rapidamente se verifica que a luz emitida pelos LEDs é bastante baixa – ainda mais se o teclado for usado num ambiente com mais luz em redor.

 

> Conclusão

 

O Trust Gaming GXT 863 Mazz é um excelente teclado para quem procura uma solução barata de entrar no mercado gaming. Fornece todas as características que poderiam pedir de um teclado deste género e pelo preço a que se encontra.

 

Não será certamente um dos teclados mais avançados que existem no mercado, e possui as suas falhas, mas será uma excelente opção para quem tenha um teclado de membrana e pretenda entrar no mundo dos teclados mecânicos. Não se pode negar que o preço final é um dos seus principais atrativos.

 

Infelizmente peca por não contar com software adicional de controlo, ou atalhos dedicados sem o uso da tecla FN. Os LEDs são também outro ponto negativo, visto não serem verdadeiramente RGB e terem um brilho bastante reduzido.

 

No entanto, será ainda assim um bom teclado que certamente o TugaTech recomenda.

 

Aprovado pela TugaTech

 

Disclaimer: O TugaTech gostaria de agradecer à Trust pelo fornecimento do hardware para review. Esta análise foi realizada seguindo todas as categorias de teste do TugaTech, não tendo sido fornecida qualquer compensação monetária ou aprovação prévia da empresa sobre os resultados finais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech