As baterias continuam a ser uma das principais formas de manter a energia em muitos dos dispositivos que utilizamos no dia a dia. No entanto, estas também se encontram longe de ser perfeitas, e um dos problemas encontra-se na vida útil das mesmas.
Mesmo com todas as melhorias na tecnologia, todas as baterias eventualmente acabam por perder a sua capacidade, e isto é sobretudo visível nos smartphones. No entanto, investigadores da Universidade de Queensland pretendem resolver este problema com uma nova tecnologia.
Os mesmos revelaram ter desenvolvido uma bateria de iões de lítio, a qual se destaca por ter praticamente o dobro da vida útil em comparação com uma bateria regular. Os investigadores afirmam que, através do uso de mais energia e menos metais preciosos, estas novas baterias podem manter a sua carga total durante mais de mil ciclos.
Uma das principais utilizações referida pelos investigadores é exatamente o mercado dos smartphones, que é também onde existe um maior ciclo de carregamento diário. Este género de baterias poderia prolongar consideravelmente a capacidade de manter a carga de uma bateria, consequentemente aumentando a vida útil do dispositivo final.
Os investigadores acreditam que a tecnologia deverá encontrar-se pronta para ser produzida em massa nos próximos dois a três anos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!