1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

bateria a ser carregada em smartphone

 

Sistemas de inteligência artificial têm vindo a ser cada vez mais populares no mercado, e são utilizadas para os mais variados fins. Como exemplo, as mais recentes versões do Android utilizam IA para melhorar diversos aspetos do sistema e garantirem o máximo de desempenho possível, com o mínimo de consumo energético.

 

Esta mesma ideia pode agora vir a ser aplicada também nas baterias, com investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade Stanford a criarem um sistema que pretende aumentar a vida útil das baterias, através da exploração das suas capacidades com IA.

 

Cada vez que uma bateria é carregada e descarregada, a sua vida útil reduz um pouco – algo que é comum em praticamente qualquer bateria atual. Os investigadores pretendem utilizar a Inteligência Artificial para melhorarem a estimativa da durabilidade de uma bateria, prevendo quando é que a mesma começa a degradar-se no processo de recarga.

 

Para tal, o sistema de inteligência artificial foi treinado com base nas estimativas de milhares de carregamentos em diferentes sistemas, prevendo com exatidão quando é que uma determinada bateria irá começar a perder a sua capacidade de armazenamento da energia.

 

Apesar de os investigadores ainda acreditarem que necessitam de ser feitos mais testes físicos antes de o sistema se tornar totalmente viável, os resultados iniciais são bastante favoráveis para que possa ser implementado no futuro, ajustando vários aspetos dos sistemas ou equipamentos para condizer com a capacidade de carga das baterias – aumentando a sua utilização, vida útil e autonomia em geral.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech