1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

disco ssd samsung

 

A Samsung encontra-se a desenvolver uma nova tecnologia para discos SSD do futuro que, se aplicada, pode prolongar consideravelmente o tempo de vida útil destes componentes.

 

Segundo a empresa, a nova tecnologia é capaz de detetar setores defeituosos nas memorias NAND, realocando os dados armazenados nesses setores sobre outros, e aumentando assim consideravelmente a vida útil dos discos SSD. Espera-se que esta tecnologia venha a ser integrada nos futuros discos SSD da empresa a serem lançados para PCIe 4.0.

 

Apelidada de “Fail-In-Place” (ou apenas FIL), a tecnologia analisa constantemente cada modulo de memoria NAND. Caso um chip seja verificado como danificado, os dados armazenados neste são realocados noutro e o chip danificado é apenas desativado, mas o disco SSD continua a funcionar na normalidade.

 

Desativar um chip NAND completamente pode ter os seus pontos negativos, como é o caso da redução do espaço para armazenamento, porém é consideravelmente melhor esta solução do que perder os dados existentes na drive.

Um dos principais alvos destes discos será para servidores, uma vez que necessitam de mais resistência dos dados, e os custos iniciais da tecnologia também serão consideravelmente mais elevados do que o seria normal de encontrar no mercado doméstico.

 

As primeiras unidades de discos SSD com esta tecnologia devem começar a chegar aos centros de dados e servidores nas próximas semanas, mas ainda se desconhecem datas concretas de quando o público em geral irá ter acesso à mesma tecnologia nos SSD tradicionais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech