A Amazon tem vindo a tornar-se uma das maiores plataformas de compras online, e mesmo em Portugal existe quem a use diariamente para realizar a compra de novos produtos. No entanto, se vai comprar algo da mesma, também convém estar atento ao que realmente se encontra a comprar.
Isto porque, apesar de a plataforma ainda ser considerada um local seguro, de todo está longe de ser livre de esquemas. Existe uma longa lista de vendedores que estão a usar a Amazon para fornecerem produtos falsos ou enganadores aos consumidores, e isso comprova-se com uma recente investigação do portal TechRadar.
Segundo o portal, uma simples pesquisa por cartões de MicroSD para a Nintendo Switch retoma não apenas os resultados verdadeiros que se espera, mas também listas para produtos que são claramente falsos ou imitações – e que se duvida seriamente que sejam legítimos.
Por exemplo, um dos cartões encontrados na Amazon refere ser de 1 TB, e encontra-se disponível por apenas 25 dólares – o que claramente não será algo verdadeiro. Um cartão microSD de tamanho similar, e em marcas como a SanDisk ou Lexar, pode atingir preços consideravelmente acima dos 25 dólares.
Será sempre uma boa prática verificar as reviews de um produto antes de realizar a compra do mesmo, sobretudo tendo em conta as reviews negativas que sejam dadas – uma vez que até mesmo nas reviews positivas os vendedores podem ter adquirido packs de falsas reviews.
O mercado vasto de produtos e simplicidade com que vendedores podem colocar os mesmos na plataforma torna este serviço também consideravelmente atrativo para esquemas e fraudes, portanto deve ter igual atenção a estes como realizaria em qualquer outra plataforma online.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!