Está a fazer pouco mais de quatro semanas desde que a versão 100 do Google Chrome foi disponibilizada, e como tal está prevista a chegada de uma nova versão do navegador em breve. E esta vai certamente contar com algumas melhorias e novidades.
A versão 101 do Chrome já se encontra a ser disponibilizada para alguns utilizadores, sendo que o grande destaque parece ter sido dado sobre o novo sistema de publicidade da Google com os Topics e FLEDGE para personalização de anúncios.
A API destas duas novas tecnologias vai encontrar-se disponível para a versão 101 do Google Chrome, e teoricamente, devem fornecer mais privacidade aos utilizadores enquanto mantêm a publicidade direcionada para os mesmos.
De relembrar que estas duas tecnologias foram criadas como alternativa ao antigo FloC, que a Google descontinuou em favor da API dos Topics, depois de várias críticas da comunidade. Este novo sistema de publicidade direcionada coloca os utilizadores em grupos genéricos, sendo consideravelmente mais difícil de identificar individualmente cada um – mas mantendo o tema principal das preferências de cada um ativo.
Os dados de personalização da publicidade são guardados de forma local nos navegadores pelo período de três semanas, após o qual serão restaurados para valores padrão. Atualmente as APIs destas novas iniciativas encontram-se disponíveis para ativação pelos utilizadores interessados, mas espera-se que sejam implementadas de forma nativa a partir do Chrome 104.
A nova versão do Chrome conta ainda com várias correções de bugs e melhorias de desempenho, portanto será certamente importante para os utilizadores de instalarem a mesma. A disponibilização encontra-se prevista de ser realizada durante as próximas horas, portanto fique atento à página de “Acerca do Google Chrome” para verificar se possui a mais recente.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!