1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Rede Tor rápida

 

A Tor Project revelou detalhes sobre um novo sistema que, se aplicado na rede, pode vir a melhorar consideravelmente o desempenho da mesma – sobretudo a nível de velocidade no carregamento de conteúdos.

 

Como se sabe, a rede Tor garante um conjunto reforçado de privacidade para os utilizadores, mas ao mesmo tempo o formato de funcionamento desta rede faz com que a mesma tenha velocidades muitas vezes bastante reduzidas – derivado da ligação entre os varios nodes.

Estes nodes são muitas vezes controlados por apoiantes do protocolo e totalmente independentes entre si.

 

No entanto, a entidade revelou ter aplicado um novo sistema, apelidado de “Congestion Control”, que promete melhorar consideravelmente o desempenho da mesma. Este novo sistema deverá controlar melhor a gestão do tráfego pela rede tor, o que, teoricamente, irá fornecer velocidades mais elevadas para os utilizadores finais.

 

O novo sistema já se encontra ativo sobre a mais recente versão do protocolo, a 0.4.7.7, que se encontra no canal estável desde a semana passada.

O Congestion Control será um sistema que surge depois de quase duas décadas em que a Tor Project esteve à procura de formas para otimizar o desempenho da sua rede. Este implementa um conjunto de três novos algoritmos, apelidados de Tor-Westwood, Tor-Vegas e Tor-NOLA, que vão permitir reduzir a memoria usada pelo protocolo, além de otimizarem a largura de banda – garantindo menos latência e mais velocidade.

 

testes de desempenho da rede tor

 

Ao mesmo tempo, este novo sistema também otimiza consideravelmente toda a rede, tornando-a mais eficiente e tendo mais espaço de manobra para as diversas atividades. Os testes realizados pelos programadores do projeto demonstram consideráveis melhorias de velocidade e de latência.

 

testes de velocidade tor

 

No entanto, é importante reforçar que, para se obter tais melhorias, os nodes da rede necessitam de se encontrar na mais recente versão do Tor, além de que os operadores dos nodes podem também ter de otimizar os limites de largura de banda que tenham aplicado nos mesmos.

 

Conforme mais nodes venham a realizar as alterações necessárias, mais velocidade final toda a rede vai sentir, e será algo que os utilizadores finais também poderão verificar.

E existem já planos para a futura versão do Tor 0.4.8, onde a entidade pretende implementar um novo sistema que vai melhorar ainda mais a velocidade e otimização da largura de banda.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech