1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Twitter logo da app

 

Elon Musk encontra-se a preparar para grandes mudanças sobre o Twitter, ou pelo menos é isto que este pretende aplicar quando for realmente o dono da plataforma. No entanto, várias entidades já deixaram críticas para algumas destas ideias.

 

Uma das entidades que rapidamente colocou questões sobre a ideia de um Twitter livre de expressão foi a Comissão Europeia. Poucos dias depois de ter sido confirmado que Musk iria adquirir a plataforma, a comissária europeia Thierry Breton indicava que a plataforma deveria manter-se regulada sobre as leis locais para combater desinformação e prevenir danos aos seus utilizadores nos mais variados feitios.

 

Num novo vídeo partilhado no Twitter de Thierry Breton, este realizou uma pequena conversa com Musk detalhando o futuro do Twitter e como este se enquadra nas diretivas europeias. Segundo Musk, as suas ideias encontram-se exatamente alinhadas com as regras europeias digitais, e que esse será o objetivo de aplicar também no Twitter – manter a liberdade de expressão dos utilizadores, mas ao mesmo tempo manter-se dentro das leis.

 

Segundo o vídeo, a ideia de liberdade de expressão para Elon Musk parte de realizar o máximo para tal dentro de cada local onde o Twitter se encontre. Ou seja, a ideia não se aplica como um formato idêntico para todos os locais, mas regras no Twitter que se enquadrem também com o que é permitido em cada pais dentro das suas liberdades.

 

 

No caso da Europa, o objetivo seria tornar o Twitter o mais alinhado possível com a Digital Services Act (DSA), que em parte também pretende fornecer uma maior transparência sobre as grandes entidades e como estas controlas os dados dos utilizadores e as suas informações publicamente.

 

Outra área de interesse na ideia de Musk, e que também se alinha com as ideias da DSA, encontra-se sobre a “autenticação de todos os humanos”. Musk já fez saber que pretende que o Twitter seja uma plataforma usada por humanos, não para esquemas ou bots, e isso pode partir pela validação dos utilizadores e da forma como estes pretendem usar o Twitter. Existem mesmo rumores que Musk pode aplicar uma taxa para contas que sejam associadas com empresas ou bots.

 

O que ainda não será claro é como Elon Musk pretende aplicar estas regras a todos os locais onde o Twitter se encontra. De relembrar que a rede social encontra-se disponível em vários países, e como tal cada um terá de ter uma “versão adaptada” do Twitter para as regras locais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech