O músico Dave Smith, mais reconhecido por ser um dos “pais do formato MIDI”, faleceu durante o dia de hoje com 72 anos.
Dave Smith era considerado por muitos como o pai da criação do formato de música MIDI, tendo fundado a empresa "Sequential” em 1974. Este foi também o criador do primeiro sintetizador polifónico totalmente programável do mundo, conhecido como Prophet-5, o qual chegou ao mercado em 1978. Este foi também um dos primeiros instrumentos musicais a contar com um microprocessador no seu interior, algo que na altura nunca tinha sido experimentado.
Em 1981, Smith e o engenheiro da Sequential Chet Wood criaram a interface MIDI básica, que viria a ser usada por fabricantes de teclados como a Roland, como forma de criar uma interface padrão para instrumentos de música eletrónica.
Dois anos depois, a Sequential lançou o Prophet 600, um dos primeiros e mais famosos sintetizadores MIDI a chegar ao mercado, sendo que chamou à atenção de nomes como a Yamaha – que decidiu comprar a empresa em 1987.
Dave viria a criar novamente a sua empresa de instrumentos eletrónicos em 2002, tendo sido novamente renomeada para Sequential em 2015, quando a Yamaha passou os direitos da marca novamente para ele.
Mesmo que tenha trabalhado um pouco atrás das cortinas, Dave Smith é considerado por muitos como o pai do MIDI, e sem este certamente que a tecnologia não teria evoluído ao ponto que evoluiu durante os anos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!