1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Brave Search

 

Os motores de pesquisa são ferramentas indispensáveis para muitos, que ajudam a encontrar os conteúdos que necessita pela Internet. No entanto, existe também uma grande percentagem de utilizadores que se encontram preocupados com o facto que os algoritmos usados pelos mesmos podem ser algo tendenciosos.

 

É aqui que entra o Brave Search, uma alternativa que pretende ser privada, ao mesmo tempo que justa na hora de apresentar resultados de pesquisa. Dos criadores do navegador com o mesmo nome, o Brave Search tem vindo a melhorar consideravelmente as suas funcionalidades nos últimos meses, tendo mesmo saído da fase “Beta”.

 

E agora a plataforma pretende que qualquer utilizador possa criar o seu próprio “algoritmo”, com base nas mais variadas tendências, mas que seja de forma clara.

Apelidada de “Goggles”, esta nova funcionalidade do Brave Search permite que sejam os próprios utilizadores a alterarem a classificação de sites nos resultados de pesquisa, partilhando essa tendência de resultados com outros utilizadores que também procurem o mesmo.

 

Por exemplo, usando o “Goggles”, os utilizadores podem criar uma tendência para serem apresentados resultados de pesquisa sobre um determinado tema mais focado em blogs, invés de sites de noticias generalistas.

 

A Brave acredita que este sistema pretende ser uma alternativa mais clara aos algoritmos que o Google e o Bing usam nas suas plataformas, que além de serem pouco transparentes, também podem acabar por prejudicar a visibilidade de determinados websites nos resultados de pesquisa.

 

É esperado que este sistema possa tender para os dois lados, seja isso bom ou mau. Dependendo do sistema que seja criado, os Googles podem levar os utilizadores a terem uma visibilidade mais limitada sobre um determinado tema, focando apenas em fontes especificas invés de conteúdos mais expandidos sobre um determinado tema.

No entanto, o objetivo passa mesmo por fornecer uma forma transparente e clara de os utilizadores poderem criar os seus próprios algoritmos de pesquisa, e partilhem os mesmos com a comunidade em geral.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech