1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Malware para Windows

 

A Microsoft encontra-se a alertar para um novo malware que se encontra a propagar em força nos últimos tempos, e que afeta sobretudo redes que tenham computadores sobre sistemas Windows.

 

Apelidado de “Raspberry Robin”, este novo malware explora falhas no sistema e nas redes locais para propagar o seu ataque a vários sistemas diferentes. Este malware propaga-se sobretudo por redes internas, mas o ponto de origem tende a ser por uso de uma USB infetada com ficheiros LNK.

 

Quando os utilizadores carregam neste ficheiro de atalho, começam também o processos de infeção da rede local com o malware. O malware tenta ligar-se a vários servidores de controlo, de onde são descarregados conteúdos maliciosos para o sistema, tentando ainda ocultar as atividades através do uso de ligações pela rede TOR.

 

É importante notar que o “Raspberry Robin” não é um malware propriamente novo no mercado. Na verdade, várias empresas de segurança já o tinham reportado em inícios de 2021, e a Microsoft até confirmou que existiam indicações dos ataques terem datado de 2019. No entanto, ultimamente tem vindo a registar-se um aumento considerável no número de redes empresariais infetadas por este malware.

 

A empresa revela que terá descoberto o malware atualmente ativo sobre centenas de redes empresariais, e que o número continua a aumentar diariamente. O mais interessante deste malware encontra-se no facto que usa a rede TOR para comunicar com os diferentes servidores de controlo, o que oculta não apenas as atividades, mas também permite manter uma linha de comunicação para futuras instalações de mais malware nos sistemas ou até ataques de ransomware.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech