Os esquemas pelas redes sociais podem propagar-se das mais variadas formas, mas um que tem vindo a surgir recorrentemente encontra-se agora sobre os falsos concursos. E o Facebook tem sido um dos principais alvos para este género de esquemas.
O esquema começa quando uma página do Facebook, normalmente a imitar uma marca reconhecida no mercado, promete estar a oferecer um premio atrativo para os utilizadores. No exemplo que o TugaTech encontrou, a página estaria a fazer-se passar pela cadeia de supermercados “Aldi”, e encontrava-se a sortear um Range Rover para quem comentar.
O objetivo, no entanto, é apenas levar os utilizadores a interagirem com a mensagem, onde depois estes são instruídos para realizarem a partilha da publicação em outros grupos e páginas, de forma a tentar chegar ao máximo de alvos possíveis.
Em algumas situações, estas páginas podem também tentar contactar os utilizadores através de mensagens diretas, informando os mesmos que ganharam o prémio, e que para o receberem devem introduzir algumas informações pessoais num determinado link. Obviamente, estes dados serão depois recolhidos para os mais variados fins maliciosos – e em alguns casos podem mesmo ser requeridos dados de pagamento para taxas e afins, onde os criminosos tentam recolher dados bancários das vítimas.
O foco deste género de esquemas encontra-se em tentar enganar os mais desatentos, que pensam estar a participar num concurso, quando na realidade será apenas um esquema para tentar obter interações e dados pessoais. Além disso, a posterior necessidade de partilha leva o esquema a ainda mais utilizadores.
Tenha cuidado com os locais onde introduz os seus dados pessoais e informações de contacto.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!