1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Hacker sobre PC

 

Em Junho, a plataforma Cloudflare registou o que pode ser considerado um dos maiores ataques DDoS de sempre na internet, sendo que agora conhecem-se mais detalhes sobre o que estaria por detrás deste ataque massivo.

 

No seu pico, o ataque registou quase 26 milhões de pedidos por segundo, a partir de 5067 dispositivos diferentes. Apesar de se saber que este ataque teria sido originado a partir de uma botnet, desconheciam-se os detalhes de qual.

Agora sabe-se que o mesmo terá sido realizado pela botnet “Mantis”, que é apelidada como uma das mais poderosas até à data. A empresa de segurança online afirma que tem vindo a seguir os passos da botnet desde que o ataque foi registado.

 

exemplo de ataque da botnet

 

Segundo a Cloudflare, esta botnet tira proveito da capacidade de processamento de pequenos dispositivos, que quando conjugados são capazes de criar uma forte onda de ataques contra possíveis vítimas. A botnet tem vindo a realizar vários ataques desde o recorde registado o mês passado.

 

Um dos principais motivos pelos quais esta botnet é consideravelmente perigosa encontra-se no facto de usar o poder de processamento de servidores e VPSs pela Internet. Enquanto que a maioria das botnets usam dispositivos comprometidos em rede domésticas, estes possuem capacidades de processamento consideravelmente inferiores às de um servidor.

 

Este é um dos motivos pelos quais a botnet é capaz de realizar ataques de DDoS em HTTPS com relativa facilitada, já que os servidores possuem consideravelmente mais recursos para tal.

 

setores alvo da botnet

 

Esta botnet foca-se sobretudo em atacar plataformas cloud e de telecomunicações, meios de imprensa e publicações digitais. Apenas no último mês a botnet terá lançado mais de 3000 ataques DDoS contra diversas vitimas – a maioria analisada através da infraestrutura da Cloudflare.

 

A maioria das vitimas encontram-se nos EUA e Rússia, com foco também na Turquia, França, Polónia, Reino Unido, Alemanha e Ucrânia.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech