1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Ataque de ransomware

 

O ransomware ainda é um género de ataque que tem vindo a prevalecer, em parte pelos lucros que pode gerar para as entidades que acabam por roubar os dados. Muitas empresas optam por pagar para recuperar os ficheiros ou apenas para evitar que os mesmos sejam publicamente revelados.

 

No entanto, se o mercado mundial tem vindo a passar por uma forte crise, parece que os operadores dos principais ransomwares no mercado também enfrentam algumas dificuldades.

De acordo com os dados da empresa de análise do mercado Coveware, os pagamentos a grupos de ransomware devido aos seus ataques caiu drasticamente durante o passado trimestre, em parte porque existem cada vez menos vítimas a pagar pelo resgate.

 

Os dados demonstram que, durante o segundo trimestre do ano, o pagamento médio dos resgates encontrou-se nos 228.125 dólares, o que representa um aumento de quase 8% em relação ao primeiro trimestre do ano.

No entanto, o pagamento médio de resgate por parte das vítimas encontra-se agora em cerca de 36.360 dólares, o que corresponde a uma queda de 51% face ao trimestre anterior. Ou seja, apesar de existirem mais pagamentos recebidos pelos atacantes, as vítimas encontram-se a pagar menos.

 

dados do relatório ransomware

 

O relatório indica que esta queda pode ser justificada com as mudanças de estratégia de muitos grupos de ransomware, que começaram a focar-se em entidades no mercado intermédio. Por sua vez, também existe cada vez mais empresas que se recusam a realizar os pagamentos, sobretudo quando são realizados pedidos de resgate com valores inconsideradamente elevados.

 

A nível dos grupos de ransomware mais ativos durante este trimestre, o BlackCat regista o primeiro lugar da tabela, tendo realizado 16.9% dos atacantes. O Lockbit 2.0 encontra-se em segunda posição com 13.1% acompanhado de perto pelo Hive com 6.3%.

 

Também se verificou um crescimento nos Ransomware-as-a-service, onde novas técnicas de ransomware são fornecidas para afiliados – com a procura por este género de serviços a aumentar consideravelmente.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech