1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Computador com sinal de ataque hacker

 

Apesar de a onda de ataques ransomware parecer não ter fim, com cada vez mais empresas afetadas por este género de ataques, ao mesmo tempo as receitas que originam dos mesmos parecem estar numa tendência de queda.

 

Um ataque de ransomware ocorre quando se realiza o roubo e bloqueio de dados, sendo pedido um resgate para desbloquear os ficheiros afetados. Este ataque tem vindo a tornar-se cada vez mais popular nos últimos anos, sobretudo devido ao grau de potencial ganho para os atacantes e aos danos que pode causar.

 

No entanto, de acordo com um recente relatório da empresa Chainalysis, parece que os atacantes encontram-se a receber cada vez menos deste género de ataques. Durante todo o ano de 2022, os ataques de ransomware acredita-se terem levado para os atacantes 456.8 milhões de dólares. Este valor, apesar de elevado, corresponde a uma queda considerável se tivermos em conta que, em 2021, o mesmo valor encontrava-se nos 765.6 milhões de dólares.

 

Ou seja, isto indica que existem menos empresas ou indivíduos a realizarem pagamentos para reaverem os seus ficheiros, ou evitarem a sua exposição. De acordo com os investigadores, apesar de ainda existir muita gente que pondera em realizar o pagamento dos resgates, a grande maioria não parece optar por esta via.

 

dados sobre pagamentos de ransomware 2022

 

Ainda assim, o volume de ataques de ransomware tem vindo a aumentar consideravelmente. Existem cada vez mais ataques realizados no mercado, ainda mais contra pequenas e médias empresas. No entanto, muitas entidades também começam a adotar medidas mais rígidas de segurança, incluindo a de realizarem o backup constante de dados, evitando assim que ocorram perdas de dados ou seja necessário pagamentos para reaver os ficheiros.

 

Desde 2019, os dados indicam que o número de vítimas que acabam por pagar ataques de ransomware caiu de 76% para menos de 41% - a ter em conta que esta queda pode também estar associada com as novas leis que entraram em vigor, e que basicamente tornam os pagamentos de ransomware uma ilegalidade.

Em setembro de 2021, as autoridades dos EUA indicavam que iriam começar a aplicar penalizações para as empresas que realizassem o pagamento de resgates, tendo em conta que estariam a incentivar a realização de mais ataques e a fomentar o crime em geral.

 

Ao mesmo tempo, muitas empresas também começaram a aplicar medidas de segurança em nível de seguradoras, que possuem regras mais restritas para garantir o seguro em caso de ataques de ransomware, e que obrigam as entidades a aplicar essas medidas de segurança adicionais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech