1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Meta com vacina

 

A Meta encontra-se novamente a enfrentar alguns problemas nos tribunais pela recolha abusiva de dados dos utilizadores, desta vez associado com dados de informações médicas sensíveis.

 

De acordo com o portal The Verge, a Meta encontra-se a ser acusada em dois processos apresentados nos EUA de violar as legislações locais ao recolher, sem consentimento, dados médicos dos utilizadores das suas plataformas.

 

Em causa encontra-se a funcionalidade de “Pixel” da plataforma, que é usada normalmente para o tracking de utilizadores em diferentes websites pela Internet. Os casos apontam que este Pixel terá sido usado também para recolher informação médica sensível dos utilizadores caso estivesse presente nos portais a que estes acediam.

 

Um dos casos apresentados indica que o Pixel do Facebook terá recolhido informações sobre uma consulta do mesmo no Centro Hospitalar de São Francisco, usando essa informação para apresentar publicidade relacionada com problemas de coração e dores articulares.

O segundo caso é bastante mais abrangente, e indica como 664 entidades podem ter fornecido informações dos pacientes através do Pixel para o Facebook.

 

A Meta afirma apenas que todos os sites que tenham o Pixel necessitam de requerer aos utilizadores o consentimento para recolherem os dados dos mesmos. Nos casos em que tal consentimento não seja fornecido os dados não são também recolhidos.

No entanto, os casos apontam também que a Meta não requerer como obrigação que esses dados seja recolhidos sobre consentimento, e não realiza uma verificação de que tal foi efetivamente realizado.

 

O caso será agora analisado pelo tribunal, e apesar de este género de casos não resultarem em grandes ganhos para os individuais que os apontam, pode levar a prejuízos diretos para a Meta, tanto a nível monetário sobre coimas como também prejudicial para a imagem da empresa a nível da privacidade dos utilizadores e dos seus dados.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech