A Microsoft encontra-se a notificar os utilizadores do Windows 10 e Windows 11 para um novo problema, desta vez que pode afetar quem use documentos XPS.
De acordo com a empresa, as mais recentes atualizações fornecidas para os dois sistemas introduzem um novo bug, no qual os ficheiros XPS podem falhar a abrir corretamente, sobretudo em sistemas configurados para outro idioma que não o inglês.
Além disso, a aplicação XPS Viewer também acaba por falhar, ficando a usar processador e memória até aos 2.5 GB, antes de bloquear por completo. Estas falhas começaram a ser verificadas depois da atualização KB5014666, e afetam sobretudo sistemas que se encontram configurados com um idioma diferente do Inglês. A falha afeta tanto os utilizadores no Windows 10 como no Windows 11, sendo que ambos receberam esta atualização.
Felizmente, o formato de ficheiros XPS não é vulgarmente usado dentro do sistema, e apenas em alguns casos específicos os utilizadores realmente necessitam de aceder aos conteúdos dos mesmos. A própria Microsoft deixou de disponibilizar a ferramenta de leitura destes ficheiros com o Windows desde a build 1803.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!