1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

DirectX com questão sobre como verificar versão

 

Se alguma vez instalou um jogo no Windows, possivelmente deve ter ouvido o termo “DirectX”. Esta API do sistema é fundamental para a comunicação entre o jogo e as drivers da placa gráfica, e como tal, também é importante garantir que o mesmo está a funcionar corretamente.

 

O DirectX foi lançado originalmente em 1995 pela Microsoft, sendo que trata-se de uma API que facilita a comunicação entre as drivers, o sistema operativo e todas as aplicações existentes no mesmo que tenham tarefas gráficas envolvidas – como é o caso de jogos.

 

Nas versões antigas do Windows, o DirectX era instalado como uma API opcional. Ou seja, os utilizadores que pretendessem usar o mesmo deveriam instalar um pacote direto para o mesmo. No entanto, com as versões recentes do Windows, este passou a ser integrado no sistema operativo, portanto deixa de ser necessário tal processo.

 

Ainda assim, é sempre aconselhado verificar se o DirectX está a funcionar corretamente, e sobretudo qual a versão que possui no seu sistema. Como tal, neste artigo vamos verificar exatamente isso.

 

1- Sobre o menu inicial do Windows, pesquise por “dxdiag”.

2- Nos resultados de pesquisa, selecione a opção que deverá surgir sobre o mesmo.

3- Na nova janela que será aberta, sobre a aba “Sistema”, verifique a informação “Versão do DirectX”.

 

verificar versão do directx no windows

 

Esta deve ser a versão do DirectX que se encontra instalada no sistema. Caso esteja sobre o Windows 10 ou 11, possivelmente deverá verificar o DirectX 12. No Windows 7, 8 e Vista a versão usada é o DirectX 11.

 

Já que se encontra nesta janela, também será uma boa prática verificar se o DirectX realmente está a funcionar sem problemas. Para tal, tudo o que precisa de fazer é avançar sobre as abas “Visualização” e “Som”.

Se tudo estiver correto, na parte final da página deve verificar, sobre o campo “Notas”, que não foram encontrados problemas. Isto deve garantir que o DirectX está a funcionar corretamente e otimizado para os jogos no sistema.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech