Possivelmente já deve ter recebido algum ficheiro PDF que teve de abrir no smartphone, e pela Google Play Store existem centenas de aplicações que permitem exatamente abrir este género de ficheiros.
No entanto, se instalou a que está referida neste artigo, talvez seja melhor ter atenção. Foi recentemente descoberto que uma aplicação na Google Play Store, com milhares de downloads, estaria a infetar os sistemas dos utilizadores com adware.
A descoberta foi realizada pela empresa de segurança Malwarebytes, que revela como a app não estaria a realizar qualquer das suas atividades prometidas, mas sim a instalar-se com o objetivo de mostrar publicidade aos utilizadores de forma agressiva.
A aplicação conta com mais de um milhão de downloads sobre a Google Play Store, portanto não se trata de uma app propriamente desconhecida. Prometendo ser uma app focada para a leitura de PDFs, esta não realiza propriamente o que se espera logo à partida.
Uma vez instalada, a mesma tenta ocultar as suas atividades no sistema, ao mesmo tempo que procede com a instalação de serviços para apresentar publicidade de forma aleatória. E mesmo este processo é feito de forma abusiva, com a publicidade a ocupar o ecrã completo, e apenas permitindo o uso do sistema caso o utilizador carregue na mesma – dando assim receitas para os criadores da app.
Caso o utilizador não aceda à app, a qual também não realiza as suas tarefas prometidas propriamente bem, esta apresenta ainda mais publicidade no sistema. Torna-se também consideravelmente difícil de usar o dispositivo, tendo em conta que existe uma constante onda de publicidade de vídeo a ocupar o ecrã inteiro, e sem possibilidade de o utilizador sair do mesmo.
Curiosamente, a aplicação encontra-se ainda marcada como sendo focada para mais de 17 anos na Play Store – algo que normalmente não se verifica com uma app focada apenas para a leitura de PDFs.
Muitos utilizadores apenas descarregam as suas aplicações da Google Play Store por considerarem o método mais seguro para tal, no entanto, exemplos como este são claros sobre como se deve ter atenção ao que realmente se está a instalar no sistema, independentemente da sua fonte original.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!