1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

aplicação com malware em smartphone

 

Possivelmente já deve ter recebido algum ficheiro PDF que teve de abrir no smartphone, e pela Google Play Store existem centenas de aplicações que permitem exatamente abrir este género de ficheiros.

 

No entanto, se instalou a que está referida neste artigo, talvez seja melhor ter atenção. Foi recentemente descoberto que uma aplicação na Google Play Store, com milhares de downloads, estaria a infetar os sistemas dos utilizadores com adware.

A descoberta foi realizada pela empresa de segurança Malwarebytes, que revela como a app não estaria a realizar qualquer das suas atividades prometidas, mas sim a instalar-se com o objetivo de mostrar publicidade aos utilizadores de forma agressiva.

 

A aplicação conta com mais de um milhão de downloads sobre a Google Play Store, portanto não se trata de uma app propriamente desconhecida. Prometendo ser uma app focada para a leitura de PDFs, esta não realiza propriamente o que se espera logo à partida.

Uma vez instalada, a mesma tenta ocultar as suas atividades no sistema, ao mesmo tempo que procede com a instalação de serviços para apresentar publicidade de forma aleatória. E mesmo este processo é feito de forma abusiva, com a publicidade a ocupar o ecrã completo, e apenas permitindo o uso do sistema caso o utilizador carregue na mesma – dando assim receitas para os criadores da app.

 

listagem da google play Store sobre a app maliciosa

 

Caso o utilizador não aceda à app, a qual também não realiza as suas tarefas prometidas propriamente bem, esta apresenta ainda mais publicidade no sistema. Torna-se também consideravelmente difícil de usar o dispositivo, tendo em conta que existe uma constante onda de publicidade de vídeo a ocupar o ecrã inteiro, e sem possibilidade de o utilizador sair do mesmo.

 

Curiosamente, a aplicação encontra-se ainda marcada como sendo focada para mais de 17 anos na Play Store – algo que normalmente não se verifica com uma app focada apenas para a leitura de PDFs.

 

Muitos utilizadores apenas descarregam as suas aplicações da Google Play Store por considerarem o método mais seguro para tal, no entanto, exemplos como este são claros sobre como se deve ter atenção ao que realmente se está a instalar no sistema, independentemente da sua fonte original.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech