Durante os últimos anos, os pedidos de DMCA tem vindo a aumentar consideravelmente, e os dados da Google parecem confirmar exatamente isso. A empresa confirmou ter atingido um novo marco recorde na história de pedidos DMCA recebidos pela empresa.
Ao longo dos anos, os pedidos de DMCA têm vindo a aumentar consideravelmente, com cada vez mais detentores de direitos de autor a enviarem pedidos para que conteúdo seja removido das mais variadas plataformas.
Faz apenas algumas semanas que a Google tinha confirmado ter removido das suas pesquisas mais de 5 mil milhões de links que estariam a infringir os termos de direitos de autor. E agora, de acordo com o relatório de transparência da empresa, foram feitos pedidos de remoção para mais de 4 milhões de domínios únicos pela Internet.
Este valor corresponde a domínios únicos que receberam, pelo menos, um pedido de DMCA no passado – um pedido pode conter diversos links para o mesmo domínio.
De acordo com o portal TorrentFreak, olhando para os principais domínios onde são feitos pedidos, existem alguns nomes que continuam a ficar no topo. O primeiro lugar é ocupado pela plataforma 4shared, conhecida pela partilha de ficheiros pela Internet – no entanto, esta plataforma possivelmente terá recebido um grande número de pedidos antigos, já que recentemente tem vindo a focar-se em “limpar” os seus conteúdos e a ajudar os detentores de direitos de autor.
Outro domínio que surge na lista é de um site conhecido como “mp3toys”, que faz mais de dez anos que se encontra inativo, mas no passado era um dos principais meios de distribuição de músicas – e ainda se encontra no topo da lista de sites com mais pedidos de DMCA enviados.
Nos últimos anos, as entidades detentoras de direitos de autor têm vindo a aplicar mais ferozmente os seus direitos de autor, com milhares de pedidos DMCA a serem enviados a cada dia.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!