1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Ransomware em cadeado fechado

 

Para quem tenha sido vítima do ransomware LockerGoga, agora existe uma possibilidade de recuperar os dados, com o novo desencriptador criado pela Bitdefender.

 

A ferramenta é totalmente gratuita, e permite que as vítimas que tenham ficheiros encriptados pelo LockerGoga possam recuperar acesso aos mesmos. Este programa terá sido criado com a ajuda de várias autoridades, juntamente com o projeto NoMoreRansom.

Normalmente, para que se proceda com o desbloqueio de ficheiros encriptados por ransomware, é necessário ter acesso à chave original ou encontrar uma falha no processo. Neste caso, os operadores do ransomware foram detidos pelas autoridades em Outubro de 2021, o que pode ter ajudado a criar a ferramenta.

 

Os ficheiros encriptados por este ransomware possuem a extensão “.locked”, sendo que o programa permite que o desbloqueio seja feito aos conteúdos apenas numa pasta ou poderá ser usado o mesmo para desencriptar todos os conteúdos existentes no disco. As instruções de uso do programa pode ser encontradas neste link.

 

De notar que, para o programa funcionar corretamente, é necessária uma ligação ativa à internet, e os ficheiros devem encontrar-se nos seus locais de onde foram originalmente encriptados. Apesar de não existirem garantias que todos os ficheiros possam ser desbloqueados por este método, certamente que será uma preciosa ajuda para quem tenha sido vítima do ransomware.

 

Estima-se que o LockerGoga tenha afetado mais de 1800 empresas a nível mundial, o que não engloba ainda potenciais individuais que possam ter sido apanhados igualmente no meio. Os operadores deste ransomware foram detidos pelas autoridades em Outubro de 2021.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech