1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Nvidia RTX 4080

 

Depois de muitos rumores, a Nvidia veio oficialmente confirmar a chegada das suas novas placas RTX 4000, tendo para já confirmado a RTX 4090 e 4080.

 

A Nvidia espera que estas novas placas demonstrem tudo o que a empresa tem vindo a evoluir na tecnologia ao longo dos anos, sendo que são também as placas mais avançadas atualmente existentes no mercado. A RTX 4090 espera-se que venha a chegar ao mercado em 12 de Outubro por 1599 dólares, enquanto que a RTX 4080 vai encontrar-se por 1199 dólares, mas ainda não possui uma data de lançamento.

 

No caso da RTX 4080, esta vai encontrar-se disponível em duas versões: uma com 12 GB de memória GDDR6X e outra com 16 GB da mesma memória. A empresa afirma que esta nova placa é até 4 vezes mais rápida que a atual RTX 3080 Ti.

 

Por sua vez, a RTX 4090 é o topo de linha, contando com uns impressionantes 24 GB de memória GDDR6X, e com a empresa a confirmar que também será até 4 vezes mais rápida do que a geração anterior. Neste caso a empresa confirmou que as primeiras unidades vão encontrar-se disponíveis para compra a partir de 12 de Outubro – data para o mercado norte-americano.

 

placa gráfica nvidia rtx 4090

 

A arquitetura Ada Lovelace, da qual se encontram estas novas placas, foi criada a pensar nos consumidores e no desempenho, tendo acesso a melhorias em nível de Ray Tracing e suporte para Deep Learning Super Sampling (DLSS) 3.0.

Para demonstrar a capacidade de processamento das novas placas e da nova arquitetura, a Nvidia revelou um demo do jogo Racer X, que foi confirmado como estando a correr apenas sobre uma placa desta arquitetura.

 

Demo de jogo Racer X

 

A terceira geração dos cores RT também deve trazer consigo melhorias consideráveis a nível do Ray Tracing, para jogos mais realistas e envolventes. Ao mesmo tempo, o DLSS 3.0 deve trazer melhorias consideráveis de desempenho.

 

A chegada destas novas placas, no entanto, surge numa altura em que o mercado se encontra algo instável. Por um lado, existem mais placas gráficas disponíveis para venda, mas a procura de novos modelos tem vindo a cair consideravelmente – em parte também porque existe menos gente à procura de placas para mineração. Esta situação é totalmente contrária ao que se verificava faz apenas alguns meses, onde as placas gráficas existentes estavam a ser comercializadas por preços consideravelmente elevados face ao valor de referência.

 

Apesar de o evento da Nvidia ser focado para as suas Founder Edition, espera-se que outras fabricantes venham também a lançar os seus modelos baseados nas novas placas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech