A Nvidia certamente que se encontra já a desenvolver as suas novas placas gráficas da linha RTX 4000. Apesar de ainda nada de concreto ter sido revelado pela empresa, na Internet já começaram a surgir informações sobre o que esperar deste novo modelo.
As mais recentes são um conjunto de imagens que, supostamente, dirão referência à GeForce RTX 4090 Ti. As imagens reveladas serão da “Founders Edition”, ou seja, a versão da placa desenvolvida pela própria Nvidia e sem personalização das fabricantes.
A partir do portal Chiphell foram reveladas várias imagens que parecem apresentar os detalhes da placa, nomeadamente do cooler desta. As imagens demonstram um pouco da estrutura, onde se encontra referida a indicação da RTX 4090 Ti.
Foram também reveladas imagens de toda a estrutura de arrefecimento, que apenas pela imagem é possível de se verificar que possui um tamanho consideravelmente superior ao da geração anterior da placa.
Apesar de não terem sido revelados os detalhes dos tamanhos do cooler, o mesmo é claramente superior ao da versão anterior, embora continue a contar apenas com uma ventoinha. Estima-se que o mesmo possa ocupar três ou até quatro slots da motherboard.
Isto vai em conta com os rumores de que a placa pode chegar a atingir os 900W de potencia necessária, o que certamente também vai exigir mais arrefecimento para todo o sistema.
Relativamente às especificações, poderemos esperar 144 multi processadores de fluxo (SMs), cerca de 71% a mais do que se encontra na RTX 3090, juntamente com 18.432 núcleos CUDA. Existe ainda a possibilidade de este modelo contar com 48 GB de VRAM GDDR6X, com velocidades de até 24 Gbps e uma largura de banda em torno dos 1.15 TB/s.
Obviamente, todas as informações conhecidas até ao momento partem apenas de rumores, sendo que nada oficial da empresa foi confirmado – e não o deve ser até que a placa seja também revelada oficialmente.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!